Santa Maria, no Rio Grande do Sul, pode ser considerada uma cidade do balonismo. Sim! Afinal, nos últimos oito anos, a cidade já organizou seis eventos com balões de ar quente e neste ano chega a sétima edição do festival internacional de balonismo.
Tudo começou em 2009. Com quase vinte balões, o colorido tomou conta do coração do Rio Grande. Os gigantes, que até então eram uma “exclusividade” de Torres, começaram a ganhar outros ares no Estado. Foi amor a primeira vista!
No ano seguinte, um pouco de tristeza. A segunda edição do festival foi antecipada de maio para março. Quase cinquenta balões estavam confirmados para o evento. Mas infelizmente o clima não foi parceiro. Apenas dois voos foram realizados. Uma dúvida pairava no ar: será que no próximo ano o balonismo vai continuar em Santa Maria? Claro que sim!
Nas edições seguintes, a fórmula que havia dado certo em 2009 foi novamente executada: festival de balonismo em maio, no aniversário da cidade. Sucesso garantido. Eduardo Melo, da Strategie Balonismo, é o organizador do evento. Méritos para este piloto que levou a cidade esse esporte tão lindo e a prefeitura que abraçou a ideia e a manteve.
Em 2015, mais uma novidade. Além do já tradicional festival, Santa Maria teve a honra de realizar o primeiro campeonato gaúcho de balonismo.
“Voar em Santa Maria é estar no coração do Rio Grande. Sempre nos trás grandes emoções e um belíssimo pôr do sol”, diz o campeão estadual do ano passado, Giovani Pompermaier.
O Blog Balonismo esteve em Santa Maria em 2009, 2010, 2014 e 2015. E se Deus quiser estaremos novamente nessa cidade tão querida fazendo a melhor cobertura do festival de balonismo. Nas próximas matérias iremos trazer um apanhado de como foram todas as edições já realizadas. Fiquem ligados!
Para 2016, a data já está confirmada: de 13 a 17 de maio. Os balões estão chegando. Santa Maria, cidade do balonismo!