São Francisco de Paula conhece o balonismo

São Francisco de Paula, na serra do Rio Grande do Sul, teve a oportunidade de conhecer o balonismo neste final de semana. É que a equipe Voe Torres, de Torres, realizou voos panorâmicos e cativos com balão durante a tradicional Festa do Pinhão que é realizada durante todos os anos na cidade gaúcha.

São Francisco de Paula pode ter evento de balonismo

São Chico, como é carinhosamente chamada, poderá sediar em breve uma etapa do campeonato gaúcho de balonismo. A ideia da Federação Gaúcha da modalidade é tentar realizar quatro etapas para conhecermos o campeão gaúcho da temporada 2016/2017.

Sobre a Festa do Pinhão

A primeira Festa do Pinhão aconteceu no ano de 1961, no Parque Davenir Peixoto Gomes, popularmente chamado de Balança. Mas ninguém sabia que esta se tornaria uma festa típica do município como o Ronco do Bugio.

Naquele ano a festa foi uma atividade da Escola Cenecista, porém, não deixou de eleger as soberanas. Maria Silva Allgayer foi a primeira rainha da Festa do Pinhão e sua corte era composta pelas princesas Sueli Padilha e Carmen Franzen.

Já em 1962, através de um decreto lei, aquela festa de escola, organizada pelo professor Henrique Richter, se tornaria uma das festas oficiais do município. Acontece então a segunda Festa do Pinhão, que ocupou vários espaços públicos. A abertura ocorreu na sede do Conselho Municipal de Turismo.  Foram acessas fogueiras, fogos de artifício, sem esquecer da tradicional distribuição de pinhão cozido. O professor Henrique Richter ainda era um dos organizadores da festa segundo o livro, “São Francisco de Paula por Plínio Lucena” aquele evento anual prometia se tornar a maior festa junina do país.

A 3ª Festa do Pinhão veio a ocorrer só depois de alguns anos, apenas em 1968. Esta aconteceu nas dependências da Sociedade Cruzeiro como também nos anos de 2005 a 2008. Em plena ditadura militar na década de 70, São Francisco de Paula vê acontecer a 4ª Festa do Pinhão, no domingo desta quarta edição, a cidade teve seu primeiro desfile militar. Neste dia o 3º grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos, de Caxias do Sul, desfilou pelas ruas da cidade.

Depois de 1970, a partir de então a Festa do Pinhão ficou 27 anos sem acontecer, voltando em 1997. Desde este momento, passou a acontecer regularmente todos os anos, retomando sua contagem inicial.

Durante os anos de 1997 a 2000 a festa ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes, de 2001 a 2004 a festa passou a ser realizada na Av. Júlio de Castilhos e na Praça Podalyro Alves da Silva.

Em 2005 a 2008 nas dependências da Sociedade Cruzeiro, as edições de 2009 e 2010 retornaram ao seu local de origem no Parque de Exposições Davenir Peixoto Gomes e a edição de 2011 a 15ª do evento ocorreu no Parque de Eventos da Gaúcha.

No ano de 2012, a 16ª edição ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes. A partir de 2013, a festa ocorreu na Avenida Júlio de Castilhos, com as edições 17ª e 18ª, e em 2015, a 19ª Festa do Pinhão, aconteceu no Centro Esportivo Municipal.