Tem revoada de balões em Ponta Grossa (PR) no domingo (13)

Neste domingo (13), a região do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, vai ganhar um espetáculo nos céus. O primeiro “Festival de Balões de Ponta Grossa” vai reunir 15 balões que farão uma revoada na região do parque. As decolagens ocorrerão em área restrita do parque, em dois momentos: 7h30 e 16h30. A entrada será gratuita para essa área, mas a capacidade será limitada a 800 pessoas.

Principal sítio geológico dos Campos Gerais, Vila Velha está incluido no projeto de concessão, em tramitação. A ideia do governo do Estado é que com a aprovação do projeto uma empresa assuma o espaço e inaugure o passeio permanente de balão nos moldes do que ocorre na Capadócia, na Turquia. A região guarda semelhanças com Ponta Grossa em razão das “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges, em Göreme.

O projeto de concessão do Parque Vila Velha prevê a utilização de uma área pré-estabelecida à iniciativa privada para desenvolver atividades de uso público, como turismo e hotelaria. O objetivo é melhorar os atrativos e estruturas do parque para aumentar o número de visitantes. A concessão, no entanto, não desobriga o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão administrador do parque, de monitorar se a gestão obedece a preservação do local.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), lembra que o balonismo na região seria uma das atrações mais adequadas em razão principalmente da vista da Escarpa Devoniana. “Nosso governador determinou que nossa linda Vila Velha tenha balonismo, como acontece na Capadócia, na Turquia, com as vistas mais lindas da Escarpa Devoniana e dos Arenitos”, publicou o prefeito em sua conta no Twitter..

Fonte: Portal Bem Paraná