Torres comemora 32 edições do maior festival de balonismo da América Latina

A Prefeitura Municipal de Torres em parceria com a AirShow promoverá esse ano a 32ª edição do Festival Internacional de Balonismo, considerado o maior evento do ramo da América Latina. O festival, que ocorrerá entre os dias 14 e 24 de abril no Parque do Balonismo, é um dos poucos realizado nesse formato em todo o planeta.

O sucesso das muitas edições do evento consolidou Torres como a capital brasileira de balonismo, além de colocar o município em uma posição de destaque no cenário internacional.

Hoje o festival é o principal evento promovido pelo município. A 32ª edição contará com cerca de 70 balões, sendo alguns deles balões de forma. A programação terá ainda grandes atrações musicais como os shows nacionais com Vitão e Matuê, Luan Santana, Michel Teló e Turma do Pagode, além de bandas locais e atrações culturais. Informações sobre os ingressos você pode conferir clicando aqui.

Conheça um pouco da história do Festival

O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da II FEBANANA, festa anteriormente realizada no município, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para a divulgação do evento. O interesse do público pelos balões foi tanto que, em outubro daquele ano, surge o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo em Torres. A FEBANANA não foi mais realizada no município, enquanto que o Festival de Balonismo passou a ser promovido anualmente, tornando-se o principal e mais tradicional evento da cidade.

A 1ª edição do Festival foi um verdadeiro sucesso. Contou com a participação de 10 enormes e coloridos balões e chamou a atenção principalmente por se tratar de um evento inédito no sul do país. Jornais expoentes do Rio Grande do Sul divulgaram e destacaram a iniciativa, possibilitando que pessoas de todo o Estado conhecessem o evento.

Antigamente o festival era realizado em outubro. No entanto, os ventos da primavera atrapalhavam um pouco a competição, impedindo os balões de alçarem vôo em muitas provas, motivo pela qual a data foi alterada.

A cada ano que passa aumenta o número de balões no evento, colorindo ainda mais o céu de Torres. Balonistas e suas equipes também ganham a empatia do público que, gradativamente, cresce a cada nova edição do festival.