Tricampeão de balonismo destaca importância da equipe: “Fundamental”

0
447
Tricampeão nacional e 11º no ranking mundial, o piloto Lupércio Lima é um dos sete brasileiros que representarão o país na 21ª edição do Campeonato Mundial de Balonismo, que acontece em Rio Claro, no interior de São Paulo, até dia 27. Para Lima, o bom desempenho durante a competição em casa vai depender não só da técnica e da competência do piloto, mas principalmente de todo o trabalho realizado pela equipe que fica em terra. 
– Sem a equipe, o piloto não consegue fazer nada. Eles têm que ficar de olho não só no que o piloto está fazendo no ar, mas também passando muitas outras informações e estratégias pelo rádio. O deslocamento deles em terra é constante, indo até o local onde estão os alvos. Dessa forma, o trabalho da equipe é fundamental para o sucesso do piloto – diz o brasileiro, que conta com o apoio de cinco pessoas no time.
– Além de mim, a equipe é formada por um motorista, um navegador, dois medidores de vento e um auxiliar geral. Para que tudo funcione bem, precisamos estar em sintonia e cada um tem que saber exatamente qual é a sua função na equipe – explica.
De acordo com o brasileiro, além da competição no céu entre os pilotos, existe um duelo em terra entre as equipes.
– O grupo ajuda não só no processo de decolagem, mas também tem que se deslocar até os locais onde estão os alvos. Eu costumo dizer que, além da competição entre os balões, existe um outro campeonato em terra entre os carros das equipes. É um tipo de competição paralela – contou o tricampeão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here