Voo de balão surpreende curitibanos


O voo de um balão de ar quente com 26 metros de altura, na manhã do dia 13/03, chamou a atenção de moradores das proximidades do bairro do Ahú, na zona norte de Curitiba. Por volta das 8 horas, o balão voou baixo, a cerca de 50 metros do solo, passando entre edifícios e sobre residências.

A tecnóloga em marketing Ana Cláudia Queiroz Tavares, de 38 anos, conta que durante o café da manhã primeiro ouviu o barulho e depois se assustou. “Nunca tinha visto um balão tão perto e ainda mais voando no meio da cidade. Fiquei preocupada com a segurança dos moradores e com medo que batesse num dos prédios”, diz.

Diferentemente do que imaginaram Ana e muitos moradores, o presidente da Federação Paranaense de Balonismo, Adriano Perini, explica que, quanto mais baixo, mais seguro o voo de um balão de ar quente. “Numa cidade como Curitiba, a norma da aeronáutica é que se voe o mais baixo possível, até 100 metros de altura para não influenciar no tráfego de outras aeronaves”, diz.

O piloto responsável pelo voo, Mauro Leandro Chemin, de 44 anos, com 15 de experiência na condução de balões, explica que todas as manobras foram feitas com muita segurança. “As melhores condições climáticas ocorrem no início da manhã ou fim de tarde. Nesse tipo de voo tenho o total domínio de subida e descida, e o direcionamento se dá pelo vento”, diz.

Mauro explica que a corrente de vento na manhã de ontem estava numa velocidade entre quatro e seis nós, o que equivale em média 10 quilômetros por hora. “É muito difícil ocorrer um acidente entre os prédios, principalmente nas condições climáticas de hoje, com ventos tão calmos”, afirma.

O voo matinal era um passeio panorâmico agendado com antecedência, serviço disponibilizado pelo piloto. O balão visto ontem tem capacidade para uma tripulação de até três pessoas, decolou do Parque Barigui e pousou em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Mauro levará o maior balão do mundo, em formato de cegonha, com 55 metros de cumprimento, para sete países ainda neste ano.

Bons Ventos!!!

Fonte: Gazeta do Povo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui