Foto: PMSC |
Ele observa que, no mínimo, 103 balonistas virão a São Carlos para participar do torneio. “É um acontecimento importante para o Brasil e para a economia do município. Cada competidor gasta, em média, US$ 300 por dia com hospedagem, combustível, gastronomia, entre outros custeios”, esclarece Romagnoli.
“Os competidores são formadores de opinião. Se a cidade e a região fizerem um bom acolhimento, o turismo terá um ganho substancial”, completa o presidente da CAB, Leonel Brites.
Antes do Pré-Mundial, em julho desse ano, a CBB vai promover o campeonato brasileiro de balonismo.
Foram anunciados como membros do Grupo de Trabalho do Mundial de Balonismo 2014: Rosoé Donato (Secretaria de Planejamento e Gestão), Emiliano Saran Azevedo (Relações Institucionais e Internacionais), Ricardo Moralles (Secretaria de Esportes e Lazer), José Eduardo Araújo (Departamento de Fomento ao Turismo), Edson Romagnoli (Presidente da CBB) e Leonel Brites (Presidente da CAB).
Disputa – A decisão sobre a realização do Campeonato Mundial de Balonismo no Brasil aconteceu em março desse ano, em Birstonas, Lituânia, que era a concorrente de São Carlos na disputa do torneio. Será a primeira vez que a competição acontece na América do Sul. Em 2012, os Estados Unidos serão a sede.
Em março de 2011 o prefeito Oswaldo Barba anunciou o compromisso de São Carlos se candidatar para receber o Mundial de Balonismo. No mesmo mês, o assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, esteve no Japão para apresentar oficialmente a candidatura de São Carlos.
Durante um ano, 50 delegados de mais de 40 países analisaram as cidades que pleiteavam a competição. São Carlos, e o Brasil, conseguiram votos dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Rússia, Colômbia, Holanda, Portugal, México, Argentina e Chile, entre outros países. No total foram 22 votos para São Carlos e 15 para Birstonas. “São Carlos trabalha para uma organização perfeita desse evento, pois entende que o Mundial de Balonismo pode impulsionar negócios e fomentar o turismo regional”, afirma o prefeito Oswaldo Barba.