MUNDIAL 2014
Prefeitura de São carlos define grupo de trabalho para o mundial de balonismo em 2014
Foto: PMSC
Acompanhado dos integrantes da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) e da Comissão de Aerodesporto Brasileiro (CAB), o prefeito Oswaldo Barba anunciou os integrantes do grupo de trabalho que terá a incumbência de organizar o Campeonato Mundial de Balonismo, que acontece em 2014, em São Carlos. O grupo terá dois anos para focar esforços na realização do evento, que será precedido por dois acontecimentos: o Campeonato Brasileiro de Balonismo (17 a 22 de julho) e o Pré-Mundial, que acontecerá no primeiro semestre de 2013. “O Pré-Mundial terá seis dias de competição e a gente espera a participação de 30% dos balonistas que vão participar do Mundial em 2014”, projeta o presidente da CBB, Edson Romagnoli.

Ele observa que, no mínimo, 103 balonistas virão a São Carlos para participar do torneio. “É um acontecimento importante para o Brasil e para a economia do município. Cada competidor gasta, em média, US$ 300 por dia com hospedagem, combustível, gastronomia, entre outros custeios”, esclarece Romagnoli.

“Os competidores são formadores de opinião. Se a cidade e a região fizerem um bom acolhimento, o turismo terá um ganho substancial”, completa o presidente da CAB, Leonel Brites.

Antes do Pré-Mundial, em julho desse ano, a CBB vai promover o campeonato brasileiro de balonismo.

Foram anunciados como membros do Grupo de Trabalho do Mundial de Balonismo 2014: Rosoé Donato (Secretaria de Planejamento e Gestão), Emiliano Saran Azevedo (Relações Institucionais e Internacionais), Ricardo Moralles (Secretaria de Esportes e Lazer), José Eduardo Araújo (Departamento de Fomento ao Turismo), Edson Romagnoli (Presidente da CBB) e Leonel Brites (Presidente da CAB).

Disputa – A decisão sobre a realização do Campeonato Mundial de Balonismo no Brasil aconteceu em março desse ano, em Birstonas, Lituânia, que era a concorrente de São Carlos na disputa do torneio. Será a primeira vez que a competição acontece na América do Sul. Em 2012, os Estados Unidos serão a sede.

Em março de 2011 o prefeito Oswaldo Barba anunciou o compromisso de São Carlos se candidatar para receber o Mundial de Balonismo. No mesmo mês, o assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, esteve no Japão para apresentar oficialmente a candidatura de São Carlos.

Durante um ano, 50 delegados de mais de 40 países analisaram as cidades que pleiteavam a competição. São Carlos, e o Brasil, conseguiram votos dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Rússia, Colômbia, Holanda, Portugal, México, Argentina e Chile, entre outros países. No total foram 22 votos para São Carlos e 15 para Birstonas. “São Carlos trabalha para uma organização perfeita desse evento, pois entende que o Mundial de Balonismo pode impulsionar negócios e fomentar o turismo regional”, afirma o prefeito Oswaldo Barba.

Bons Ventos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui