ESPECIAL
Bate-papo com Rodrigo Barrotte
Em Albuquerque. Foto: Arquivo pessoal.
Hoje o bate-papo especial do BlogBalonismo é com o mais novo piloto brasileiro, Rodrigo Barrotte, mais conhecido como Digão do Balão. Confira:
Balão de sua propriedade. Foto: Arquivo pessoal.
Sobre como entrou no esporte – “Desde criança fui apaixonado por balões (papel) gosto que veio de tradiçãofamiliar e no final de 2004 através de um amigo chamado Flávio Amaral fuiconvidado a participar como equipe de um voo que aconteceria em um casamento emCampinas-SP. Nesse trabalho conheci o piloto Ademir Brolacci que no próximo anoestaria voando no campeonato em Rio Claro e deixando eu participar como equipepara ele. Foi assim que me apaixonei pelo Balonismo e hoje é a maior paixão daminha vida.”

Local do primeiro voo – “Rio Claro no 18º Campeonato Brasileiro de Balonismo em 2005.”

Um momento de alegria – “Desde 2005 foram muito os momentos de alegrias vivido no balonismo, mas um dosmomentos mais marcantes e especial foi quando realizei meu 1º voo.”

Voando em Albuquerque. Foto: Arquivo pessoal.
Um momento de tristeza no esporte – “Quando voei em Boituva-SP nodia 30/10/2010, que aconteceu aquele terrível acidente envolvendo balões de passageiro e perdemos nosso amigoAC, que Deus o tenha.”

Lugar mais lindo que já voou – “É complicado dizer apenas umlugar mais lindo pois todos os voos são lindos, cada cidade tem seu charme, suabeleza própria.
Voando em Torres. Foto: Arquivo pessoal.
Mas entre umas e outras possodizer que é lindo voar em Torres-RS, Rio Claro-SP, São Lourenço-MG eAlbuquerque-EUA.”

Um ídolo no esporte –
“Tenho um enorme carinho eadmiração por várias pessoas no balonismo. Ademir Brolacci por ser responsávelpelo meu 1º voo, Valdemir Taveira por ser meu padrinho e professor, LuisSilvestre pela pessoa maravilhosa que ele é, entre muitos outros pilotos e equipes que faz com que cada campeonato seja único e maravilhoso. E é claro nãoesquecendo de meus amigos aqui de Rio Claro que sempre me ajudaram e ajudamsempre que preciso Renan Mancuso e Rodrigo Pires.”

Voo inesquecível – “Foi um voo em um campeonatoaqui em Rio Claro, tratava-se de uma prova caça a raposa onde decolamos nacidade vizinha Santa Gertrudes e pousamos após 02:30. Neste voo que realizei com meuamigo Paulo Toledo voamos acima das nuvens e fomos um dos primeiros a decolareme foi lindo ver os balões surgindo das nuvens vindo em nossa direção como sefosse uma carreata! E também o voo que  levei meu pai e minha mãe voar aqui em RioClaro, que além de ser um voo inesquecível foi a realização de um sonho! Daraos meus pais que eu amo muito este presente.”

Voando com seus pais. Foto: Arquivo pessoal.
Trabalhos realizados com o balonismo – “Desde 2005 venho acompanhando oBalonismo em quase todos os eventos como Campeonatos Brasileiros, Copa Brasil,Open Brasil, Festival da Independência, Sul-Americano, Campeonato Paulista,Campeonato Mineiro etc. Além dos trabalhos promocionais (voos e cativos) e voo turístico.”

Uma história engraçada – “Uma história bem legalaconteceu em 2006 aqui em Rio Claro. Eu estava trabalhando em uma empresa e nãoconseguiria tempo para participar do campeonato. Sendo assim resolvi dizer aomeu chefe que tinha ficado doente e teria que ficar afastado por 5 dias e queassim que eu voltasse entregaria o atestado de afastamento a ele, na minhacabeça era o plano perfeito. Mas eu como sempre muito sortudo, tive odesprazer de logo no 1º dia de evento, no 1º resgate encostar com a pickup doTaveira na sinalei
ra e quem estava do lado? Meu chefe que jurava que eu estavadoente sem poder sair de casa (risos) o final acho que vocês já devem imaginar(risos).”

Momentos de tensão Oúnico momento de tensão que tive até hoje foi o pouso em Boituva onde estavarealizando minha primeira aula de balão com o Toninho e ocorreu a mudançarepentina do tempo e tivemos que fazer um pouso bem “punk” no meio do canavialás 08:30 e fomos resgatados somente 16:30 da tarde onde já estávamos semcontato por rádio, celular e etc. O tempo mudou, choveu esfriou tivemos quefazer uma fogueira para nos secar e esquentar e sinalizar nosso resgate.

Brasileiros em Albuquerque. Foto: Arquivo pessoal.
Melhor campeonato que já participou “Sem dúvida o Albuquerque Ballon Fiesta em2011 – EUA. Acredito que todos os amantes do Balonismo deveriam  participar uma vez ao menos deste evento.Pois é uma loucura de evento! Uma mistura de pessoas do mundo todo e mesmoassim a gente fica impressionado com tamanha organização do. Confessoque ao ver os “Daw Patrol” inflando seus balões para decolarem a noite nãoconsegui segurar meu choro. Foram várias cenas que ficarão guardadas parasempre aqui na minha cabeça. O voo que fiz com o Luiz Silvestre e ToninhoCarioca no meio de 800 balões realmente com palavras seria incapaz dedescrever.

Projetos em andamento
– “Em andamento estou fazendobastantes voos aqui em Rio Claro, me preparando para futuros campeonatos.”

Projetos futuros – “No futuro sonho em me tornarPiloto Comercial, contruir um balão de passageiro e focar em voos turísticosaqui em Rio Claro-SP que é uma cidade ótima para voar, além de ser uma cidadeturística. Assim ganhar força para cada ano conseguir trazer eventos melhores efazer com que o balonismo cresça aqui em Rio Claro e no Brasil em geral, poisna minha opinião ainda temos pouquissimas pessoas no esporte.” 

Mensagem para os leitores do blog – “Bom uma mensagem (risos), queriadeixar em 1º lugarum agradecimento a Deus, pois sem Ele nada do que consegui até hoje seriapossível. E dizer a todos que tem um sonho, seja ele qual for que corra atrás,faça acontecer e mesmo que encontre obstaculos pela frente seja persistente, deo seu melhor que com certeza você irá conseguir vencer! Tem uma frase que gostomuito que diz “Há mais pessoas que desistem doque pessoas que fracassam”. Eagradecer meus pais que sempre me apoiaram em tudo e a você Lasier que nospresenteou com esse blog maravilhoso que se tornou peça chave do nosso esportee não pode acabar nunca!
E deixar aqui um grande abraço a algumaspessoas: Valdemir Taveira, Luis Silvestre, Paulinho RVB, Launer, RonaldoMorales, Eduardo Libra, Toninho RJ, Ademir Brolaci, Paulinho Toledo, Cid Bola, RenanMancuso, Rodrigo Pires entre muitas outras!”
Foto: Arquivo pessoal.
Bons Ventos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui