ESPECIAL
Bate-papo com Caco Marques
Depois do sucesso que foi o bate-papo com Alexandre Giglio, hoje o BlogBalonismo repete a dose, dessa vez com um paulista muito querido que fabrica lindos e encantadores balões, além de ser um baita piloto. Estou falando de Caco Marques, o Caco do Balão. Confira:
Foto: Arquivo pessoal
Sobre como entrou no esporte – Em 1970 o pioneiro no balonismo no Brasil, Sr. Vitorio Truffi, havia trazido dos Estados Unidos um baláo  1800 m3, e começou a voar em Cotia – SP. Depois de fazer vários estragos  pelas redondesas, ele procurou meu avô, que tinha uma empresa de lonas de circo, para remendar o balão e pediu que fizéssemos um novo, um pouco maior. Como não tínhamos noção do que era  ” um pouco maior, ” acabamos fazendo um 6.000 m3, no dia do voo ele me pediu que voasse junto, eu fui… e nunca mais eu larguei do esporte

Local do primeiro voo – Cotia/SP
Um momento de alegria – Quando conseguimos pousar, nesse primeiro voo.

Um momento de tristeza no esporte – Quando eu vi o primeiro acidente fatal no esporte.

Lugar mais lindo que já voou – Eu tive o privilégio de voar em vários lugares lindos. Cataratas do Iguaçú, Chapada dos Guimarães, Cordilheira dos Andes, Pantanal, Pirâmides de Theotihuakan (México), St. Petesburgo (Russia), sem falar em Torres, que são poucas as pessoas que podem apreciar aquela mistura de paisagens (mar, dunas, montanhas).
 
Um ídolo no esporte – Leonel Brites.

Voo inesquecível – 
Travessia das Cataratas do Iguaçú e primeiro voo sobre as pirâmides no México.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Trabalhos realizados com o balonismo –  Eu me orgulho de ter feito alguns trabalhos que marcaram época, por exemplo:  quem não curtiu “A Turma do Balão Mágico? Eu pilotei  o Balão Mágico nos shows pelo Brasil todo durante 4 anos. Nos anos 90, 91 92 e 93 trabalhei com um dos meus primeiros specil shape,  a nave da Xuxa, nas 4 tournes que a Rainha dos Baixinhos fez pelo Brasil e América do Sul. Primeiro lançamento de paraquedista no Brasil e primeiro lançamento de uma asa delta de um balão, juntamente com o meu amigo Bruno Schwartz. Essa parceria não parou por aqui, fizemos juntos a primeira travessia das Cataratas de Foz, o voo nas Cordilheiras dos Andes chileno e por ai vai… quem sabe um dia… um livro… com essa galera toda da antiga… (risos).

Uma história engraçada –
Inesquecível, primeiro campeonato em Piracicaba, o Baixo (Luiz Eduardo Consiglio) havia recebido seu primeiro  baláo Cameron “Bloody Mary”, estava colocando pela primeira vez em pé, eu não tive culpa se o vento que eu estava ia direto em sua direção. A foto diz tudo, só não mostra a cara do baixo vindo na minha direção, quando voltei ao campo…(risos).

Foto: Arquivo pessoal

Momentos de tensão – Primeiro voo sobre Curitiba, atravessando toda cidade eu ja estava uns 60% no ultimo tanque. Faltando 500 metros para eu chegar a um campo gramado, o vento virou 180 graus e vi o nosso grande amigo Evandro voando com aquela trozoba da Mão Brhama, voltando e pousando em um cruzamento. Minha única opção foi um pátio de uma loja de carros, como era grande aquela carroceria daquele Fiat, coube certinho o cesto, o resto do balão, sem comentários.

Melhor campeonato que já participou – Eu nunca curti muito participar de campeonatos, prefiro os festivais, mais descontraido, mais papos com os pilotos, menos assuntos sérios.
 
Projetos em andamento – Como a maioria sabe, eu me dedico mais a fabricação de balões de formas especiais, para participar dos festivais fora do Brasil e exportar. Atualmente estamos fazendo um balão no formato de um bombeiro, que deverá estar voando no início de fevereiro, e mais 3 trabalhos, ainda em sigilo, mas na linha de produção, por motivos óbvios os donos desses balões pedem segredo até o término.
 
Projetos futuros – Temos muitos  projetos, mas este assunto é para o futuro (risos). 
Mensagem para os leitores do blog – O BALONISMO é um dos esportes mais bonitos de se ver, voar e curtir  o visual da natureza. Você que está entrando neste esporte, você que pratica este esporte pilotando, participando como equipe, como voluntário, participe como uma pessoa do bem,  curta as amizades, e tire  proveito das coisas boas que ele proporciona, com isso nós todos e nosso esporte só terá a ganhar.
Bons Ventos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui