0
585

PROJETO RIOS VOADORES

Ribeirão Preto será primeira cidade a receber exposição Rios Voadores
Balão do projeto esteve no Festival de Torres em 2011. Foto: Clara Gross Grandini

Entre os dias 16 e 26 de junho, o RibeirãoShopping será o palco da primeira Exposição Rios Voadores, evento interativo sobre o projeto liderado pelo aviador ambientalista Gérard Moss, que fará parte da programação oficial dos 155 anos da cidade.

A água, o clima, a chuva. São assuntos fascinantes que têm muito a ver com o nosso dia a dia. Você sabe de onde vem a chuva que cai sobre sua cidade?

Todos os dias, a Floresta Amazônica cede para a atmosfera em torno de 20 trilhões de litros de água, em forma de vapor, por meio da evapotranspiração das árvores. Este volume é comparável à quantidade de água despejada diariamente no oceano pelo rio Amazonas.

Os deslocamentos dessa umidade, empurrados pelos ventos em direção ao oeste e ao sul, são chamados de rios voadores e exercem uma função muito importante no transporte de vapor de água para outras regiões do Brasil e no regime de chuvas do país.

A Exposição Rios Voadores, que reúne registros audiovisuais sobre o papel da região Amazônica e os serviços ambientais da floresta tropical, terá lançamento nacional no dia 16 de junho, às 10:30h, no RibeirãoShopping. O road show continuará nas cidades de Cuiabá, Londrina, Chapecó, Uberlândia e Brasília. O término do projeto está previsto para abril de 2012, em Brasília.

Ribeirão Preto é uma das seis cidades-chave que estão ao longo da rota dos rios voadores e que foram escolhidas especialmente pelo projeto. Montada na Praça Central do shopping, a exposição contará com mais de 40 fotografias panorâmicas aéreas, textos sobre a pesquisa, e, também, com exibições de animações digitais, que mostram a formação do fenômeno meteorológico rios voadores. Além disso, serão apresentados um vídeo comentado por Gérard Moss, idealizador do projeto, com depoimentos de especialistas em hidrologia, meteorologia, ecologia, geofísica e ciências atmosféricas.

Para dar destaque à exposição, um balão de ar quente que é utilizado pelo projeto para coletar amostras de vapor de água, será inflado próximo à entrada do RibeirãoShopping. A entrada é franca e o período de funcionamento é das 10h às 22h.

Bons Ventos!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here