0
531

SANTA MARIA 2011

O espetáculo começou
Foto: Ronald Mendes

Vinícius Dias – Diário de Santa Maria

A temporada de decolagem de balões no céu do Coração do Rio Grande está aberta. Ontem à tarde, os santa-marienses tiveram um aperitivo e tanto do que está por vir até domingo. A imagem visto do alto era de pessoas em calçadas, pátios, sacadas e até telhados de casas a postos para assistir ao espetáculo de cores proporcionado pelo voo que abriu o 3º Festival Internacional de Balonismo de Santa Maria, um voo para a imprensa. A competição, que reúne cerca de 20 balonistas brasileiros e argentinos, começa para valer hoje, com voos pela manhã e à tarde.
Entre os 18 balões que decolaram do campo do Centro Marista de Eventos, no bairro Cerrito, um estava tripulado pela equipe do Diário. O comando do balão ficou por conta do presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Eduardo Melo, com experiência de 15 anos no esporte, e do seu filho Danilo, 13 anos.
A partida do voo panorâmico foi dada por volta das 16h40min. Em pouco mais de uma hora, o balão percorreu bairros como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes e João Goulart. Lá do alto, uma vista exuberante, emoldurada pelos morros que cercam Santa Maria.
No momento da aterrissagem do balão que levava a equipe do Diário – no caso eu, Vinícius Dias, e o fotógrafo Ronald Mendes – , na quadra de esportes da Escola Walter Jobim, no bairro Itararé, um pequeno susto com o impacto da batida do cesto no piso de concreto. Enquanto a equipe de resgate dos balonistas recolhia o equipamento, uma multidão de professores, alunos e outros moradores matou a curiosidade.
– A gente ouviu um barulho e veio. Eu vi uns balões sobrevoando mais cedo, mas jamais imaginava que poderia cair um aqui. É uma grata surpresa – disse a vice-diretora do turno da noite, Ioneide Pivotto, 50 anos.
– A coisa mais linda é ver a gurizada faceira – comemorou o agente de transportes José Júlio Ajalla, 67 anos.
Em dois turnos – Se já deu gosto de ver o primeiro dia do Festival de Balonismo, é bom que os santa-marienses estejam atentos. Hoje, as provas competitivas serão apresentadas às equipes pela manhã, às 7h, e à tarde, às 15h, no Instituto São José. Na prática, o público pode esperar pelo espetáculo a partir das 8h e das 16h.
No fim de semana, o Jockey Club Santamariense vira a sede do festival e abre as portas ao público. Estão confirmadas decolagens de lá, no sábado à tarde. Ainda há outras atrações, como mateada, shows musicais e apresentação de balões iluminados (confira programação completa no quadro). Para entrar no Jockey, basta levar um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.
– A previsão é de muitos voos até domingo – garante o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo.
Bons Ventos!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here