0
498
Jacareí está pronta para receber o Campeonato Paulista de Balonismo

Alguns dos melhores pilotos do Brasil estarão em Jacareí neste fim de semana, para a disputa do 7º Campeonato Paulista de Balonismo, evento idealizado pela Prefeitura de Jacareí e realizado pela Federação Paulista de Balonismo, com apoio da Confederação Brasileira da modalidade.
No total, de 12 a 15 pilotos vão disputar o Paulista na cidade, entre os dias 4 e 7 deste mês. Entre as feras que estarão em Jacareí, alguns dos destaques são Lupércio Lima, Fábio Passos e Rubens Kalousdian.
“O Lupércio é bicampeão brasileiro e foi o melhor piloto do país no último Mundial de Balonismo, em 2008, na Áustria, com a décima colocação. Essa foi a melhor colocação de um brasileiro em mundiais. O Rubens, por sua vez, é heptacampeão brasileiro, e o Fábio é pentacampeão nacional”, disse Leonel Brites, diretor de prova da Federação Paulista de Balonismo.
Segundo Brites, em Jacareí os balões serão testados em provas de extrema precisão, cujas regras que devem variar de acordo com a velocidade do vento no horário das largadas. Algumas das provas possíveis são as de alvo declarado pelo juiz, alvo declarado pelo piloto, máxima distância, mínima distância, voo dentro de uma figura geométrica, entre outras.
Os ‘alvos’, de acordo com o diretor, são escolhidos após levantamento prévio e divulgados momentos antes das provas. Entre os locais escolhidos para alvo estão centro de campos de futebol, centro de praças ou o encontro entre duas ruas. Nesses locais, a federação colocará duas faixas em cruz, de 10m por 50cm cada uma, e o centro dessa cruz é o local a partir do qual se fará a medição das distâncias alcançadas pelos pilotos.
“Temos uma equipe de medição que acompanha as provas e que cuida da segurança nos locais demarcados. Do alto, os pilotos devem lançar um saquinho de 70g com uma faixa de nylon como cauda, medindo 1,7m por 10cm. Esse saquinho, jogado a uma velocidade baixa, não causa dano a ninguém, caso eventualmente não atinja o alvo. A segurança é nossa principal preocupação”, disse Leonel.
As provas em Jacareí estão programadas para as 7h e as 16h, sendo que as decolagens pela manhã não terão local fixo e, as da tarde, serão feitas do campo de futebol do bairro Jardim Santa Maria, que fica na rua Inês Michaela Silva e Souza, na esquina com a rua Carlos Drummond de Andrade.
No sábado (4) haverá apenas um voo à tarde e, no domingo e segunda-feira (5 e 6), estão programados dois voos por dia, sendo um pela manhã e outro à tarde. Na terça-feira (7), haverá decolagem apenas pela manhã.
“As provas sem local fixo para decolagem são mais interessantes para os pilotos, que escolhem os locais de acordo com o vento e podem fazer voos mais longos. Por isso, optamos por fazer esse tipo de decolagem pela manhã, quando os voos sairão bem cedo. Entretanto, também pensamos no público e, para que todos possam ter um contato mais próximo com o esporte, delimitamos as largadas à tarde, para que o público possa acompanhar as decolagens”, afirmou Leonel.
O Campeonato Paulista de Balonismo em Jacareí será disputado em uma altura de até 6.000 pés, o que equivale a 1.800 metros. As aterrissagens não têm local delimitado e podem acontecer até em cidades vizinhas, dependendo do vento e da opção do piloto, que primará por sua segurança e também a do público.
Atrações – Para quem quiser conferir bem de perto os balões no solo, no dia 6 (segunda-feira) também haverá o “Night Glow”, uma apresentação noturna às 20h, no campo de futebol do Jardim Santa Maria, quando os pilotos farão uma demonstração em terra de como se faz para inflar os balões.
No dia 7 (terça-feira), para encerrar o campeonato, haverá a “Prova da Chave”, na qual os pilotos tentarão pegar uma grande chave de plástico que ficará no topo da caixa d’água que fica próxima à Fundação Cultural José Maria de Abreu, na região central da cidade. O piloto que conseguir a façanha receberá uma moto 0 km da V3 Multimarcas.
O evento, idealizado pela Prefeitura de Jacareí, tem o apoio da empresa JTU Transporte Urbano, por meio da Life (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte).
Bons Ventos!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here