Balões vão colorir o céu de Jacareí
O céu de Jacareí ficará colorido entre os dias 4 e 7 de setembro. Durante esses dias, a cidade receberá o 7º Campeonato Paulista de Balonismo, com a presença de alguns dos melhores pilotos do país.
O evento, que é idealizado pela Prefeitura de Jacareí e patrocinado pela empresa JTU Transporte Urbano, por meio da Life (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte), tem realização da Federação Paulista de Balonismo, com apoio da Confederação Brasileirade Balonismo.
“Com o Paulista de Balonismo estamos dando sequência à realização de grandes eventos esportivos na cidade, dentro de um projeto da Secretaria de Esportes e Recreação, denominado ‘Megaeventos’. No primeiro semestre trouxemos o Jump Festival e, agora, com o balonismo, reforçamos o incentivo que a administração dá ao esporte no município”, disse o secretário de Esportes e Recreação de Jacareí, Hernani Barreto.
Segundo o presidente da Federação Paulista de Balonismo, Celso Marcantonio, a previsão é que entre 12 a 15 balões disputem a competição, que é realizada em etapa única.
Presidente da FPB e Secretário de Esportes de Jacareí
“Poucas cidades já receberam o evento e Jacareí agora está entre elas. Até hoje, campeonatos federados foram realizados no Estado de São Paulo apenas nas cidades de Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto e Rio Claro, além de Maringá-PR e um festival em Torres-RS”, disse Marcantonio.
Provas – Em Jacareí, o campeonato começará com um voo na tarde do dia 4 e, nos dias seguintes, haverá dois voos por dia, um pela manhã e outro à tarde. As decolagens estão programadas para as 7h, com voos até as 10h, e às 16h, com voos até as 18h.
No período da manhã os voos não terão local fixo para as decolagens, mas à tarde o público poderá conferir a saída dos pilotos do campo de futebol do bairro Jardim Santa Maria, que fica na rua Inês Michaela Silva e Souza, na esquina com a rua Carlos Drummond de Andrade.
“Nosso objetivo é que as pessoas possam acompanhar o campeonato. Por isso, como as decolagens pela manhã são muito cedo e as provas são essencialmente técnicas, não temos local fixo de decolagem para que o diretor de prova não seja limitado pela direção do vento. Pelas manhãs, os alvos serão distribuídos pela cidade e o público poderá ver os balões sobrevoando Jacareí. À tarde, por sua vez, o local é fixo e a direção do vento pode levar os balões para fora da cidade, mas o público também poderá prestigiar a competição, acompanhando as largadas do chão”, disse o presidente da Federação Paulista, Celso Marcantonio.
As provas do balonismo são essencialmente de alvo e pontaria, exigindo muita técnica e precisão. Do chão, quem assiste à competição pode testemunhar um espetáculo de movimento e cores no céu.
(Márcia de Faria)
Bons Ventos!!!