A cidade de Santos (SP) se prepara para festejar os 300 anos da apresentação do aeróstato, invento de um de seus filhos mais ilustres, Bartholomeu Lourenço de Gusmão. Em 8 de agosto de 1709, diante da corte portuguesa, um balão impulsionado pelo ar quente ganhou os ares e instalou uma nova era na conquista dos céus pela humanidade. E para comemorar tão importante data e personagem da História brasileira e da aviação mundial, a prefeitura santista pretende promover um dia repleto de eventos.
Em reunião realizada na manhã de terça (7), na Secretaria de Turismo de Santos, entre representantes de órgãos municipais e membros da Comissão 300 anos, ficaram acertados mais alguns detalhes, que já vêm sendo conversados há mais de dois meses.
Os festejos começarão no dia 3, no Instituto Histórico e Geográfico de Santos, com palestras sobre a vida e a obra de Bartholomeu, o lançamento de carimbo em homenagem ao inventor pelos Correios e uma exposição de maquetes, painéis e selos alusivos.
No dia 8, o evento acontecerá das 16h às 20h, no Parque Roberto Mário Santini, na praia de José Menino. Haverá diversas atividades culturais e recreativas para as crianças. Uma delas é a chamada rua de lazer e a outra será realizada dentro de um balão inflado, deitado sobre o chão, dentro do qual haverá atividades lúdicas temáticas.
De seis a oito balões, provavelmente, serão elevados por ar quente e ficarão expostos, ao lado do parque, colorindo a praia santista. Ao final da tarde, as luzes da orla serão apagadas e um show de iluminação especial dos infláveis encerrará as festividades.
No Museu do Surfe uma exposição mostrará as miniaturas confeccionadas pelo professor João Inácio da Silva Filho que contam a vida e mostram os vários inventos de Bartholomeu. Além das maquetes, também estarão expostos painéis feitos pela Comissão 300 anos para viajar por feiras e eventos de todo o Brasil.
Outra atração da festa fará decolagens e aterrissagens em dois lugares diferentes: é um balão de seis metros de altura manejado por controle remoto. Ele se apresentará no Parque Roberto Mário Santini e depois visitará a Vila Belmiro. No estádio do Santos Futebol Clube, sobrevoará o campo minutos antes da partida entre o alvinegro e o Avaí, de Santa Catarina, pelo Campeonato Brasileiro.
Pela manhã, dois eventos renderão homenagens ao primeiro cientista das Américas. Com largadas a partir das 9 horas, a 3ª etapa do SP Open de Biathlon, realizado e organizado pela NA Sports, oferecerá o troféu Bartholomeu de Gusmão ao vencedor da competição. A prova costuma contar com alguns dos mais renomados atletas brasileiros da modalidade. Às 10 horas, na praça Ruy Barbosa, haverá uma sessão solene durante a qual serão depositadas flores diante da estátua de Gusmão e entregues diplomas de mérito a algumas personalidades.
Será lançado ainda um concurso de redação entre alunos das escolas municipais com o tema Bartholomeu de Gusmão. A divulgação dos vencedores será em outubro e eles receberão troféus que levam o nome do inventor.
Estiveram presentes à reunião o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e membro da Comissão 300 anos, Paulo Gonzalez Monteiro; Vânia Borges Bernal, representando a Secretaria de Educação de Santos; Sylvia Rovay, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; Mariano H. Matiello e Flávio Silva Martins, da Secretaria de Esportes; Fábio Marques Mendes, da Companhia de Engenharia de Tráfego; e Laurete Godoy, membro da Comissão 300 anos.
Bons Ventos!!!