Aconteceu em 1983: 6º Campeonato Mundial de Balonismo

0
714
O ano de 1983 muito especial, porque marcou o bi-centenário do primeiro voo de balão. Para esta ocasião, uma grande festa foi dada a Nantes, na França, para celebrar essa invenção revolucionária. Assim, de 26 de agosto a 4 de setembro de 1983, a cidade foi palco do 6º campeonato mundial de balonismo.
A participação dos pilotos foi massiva. Nada menos que oitenta e cinco balões participaram do evento, entre competidores e fiestas, vindo de vinte países diferentes, dando origem a um emocionante campeonato. No entanto, apesar do sucesso, uma ausência foi muito sentida: os Estados Unidos não participaram do mundial daquele ano, pois consideraram as condições topográficas do local desfavoráveis para a competição. Os americanos acharam que com esta decisão outros países iriam tomar a mesma medida, cancelando o campeonato.
Mas isso não ocorreu. O evento foi um sucesso. E tivemos a participação de dois brasileiros: Bruno Schwartz e Sergio Escada.
A lista de pilotos anunciava uma competição atraente e cheia de suspense, e muitos balonistas famosos que estiveram presentes neste evento foram capazes de facilmente compensar a ausência do campeão mundial na época, um americano. A França podia se gabar de ter entre seus representantes diversos balonistas para competir pelo primeiro lugar, entre eles Michel Arnoult, piloto que possuía o recorde mundial de altitude. 
Mas tudo isso não foi suficiente para o país europeu levantar a taça. O grande campeão foi o australiano Peter Wizzard. A França então teve que se contentar com o vice-campeonato, com o piloto Olivier Devillas. Em terceiro lugar ficou o britânico David Bareford.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here