Balões enfeitam o céu da fronteira entre Brasil e Uruguai

O evento, que termina hoje, promete movimentar a região. O Festival Internacional de Balonismo de Torres é o único evento da área que ocorre no Rio Grande do Sul. A 21ª edição, que aconteceu no final de abril, contou com 36 balões e cerca de 80 mil visitantes. Aceguá é a segunda cidade gaúcha a promover o festival.

A iniciativa de trazer o evento inédito para a fronteira é das técnicas em turismo Taciane Züge e Márcia Lucas, que desejam fomentar o turismo na cidade e proporcionar maior integração entre as culturas.
O festival é patrocinado pela Secretaria de Turismo do Estado e pela Caixa RS, tendo como parceiros a Prefeitura de Aceguá, Intendência Municipal de Cerro Largo, Rotary Club de Aceguá, Exército Brasileiro e Uruguaio e lojas ASM.

Taciane antecipa que o evento irá acontecer independente do tempo. Ao todo, três balões devem enfeitar o céu de Aceguá. As atividades são realizadas no Canteiro Internacional, entre os marcos limítrofes da cidade.
A estimativa das organizadoras é que mais de 10 mil espectadores circulem pelo evento. Estão confirmadas as presenças de visitantes de Rosário do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Piratini, Canguçu, São Lourenço, Santa Maria, Santana do Livramento e Bagé.

Atração especial

O festival conta com o apoio da Federação Gaúcha de Balonismo e com a empresa Strategie Balonismo, que é a primeira da região Sul do país a utilizar balões tripulados como alternativa de mídia.
Assim, o evento acontece mediante parcerias com importantes empresas brasileiras que têm suas marcas divulgadas ao público que prestigia o espetáculo.

O presidente da federação, Eduardo de Melo, também participa do festival. Ele explica que existem apenas três pilotos no Rio Grande do Sul e, no máximo, 70 em todo o Brasil. Melo ressalta que os balões são medidos por metro cúbico. Os que estarão presentes no festival são de cerca de três mil. “Os voos apresentados no festival serão demonstrativos. Tentaremos deixar os balões o mais perto possível das pessoas, mas tudo irá depender da condição do vento”, argumenta.
Nos campeonatos e festivais de balonismo, provas são aplicadas aos pilotos. Em Aceguá, acontecerá a prova de precisão, quando um alvo, no chão ou suspenso, deve ser atingido.

Bons Ventos!!!

Fonte: Jornal Minuano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui