Neste sábado (8) será comemorado o Dia do Balonismo em todo o mundo. E neste ano, para lembrar os 300 anos da invenção do balão a ar quente pelo brasileiro Bartholomeu de Gusmão, 101 pilotos de 18 países, nos cinco continentes, voarão com um cartaz que anunciará a efeméride. O número pode aumentar até sábado.
Segundo Gabriela, a maioria não conhecia Bartholomeu de Gusmão e agradeceu o envio das informações. Nos Estados Unidos, um dos pilotos levará a bordo um fotógrafo do Museu Aeroespacial Smithsoniano – dono de um dos maiores acervos mundiais da aviação. Na Nova Zelândia, o voo será televisionado por uma emissora local. Entre os pilotos confirmados, destaque para o sueco Jan Balkedal, único piloto a particpar de todos os campeonatos mundiais de balonismo até hoje. Nas 17 edições disputadas desde 1973, Balkedal foi duas vezes vice-campeão.
Todos seguirão um ritual que começará com a leitura de material enviado por Gabriela sobre a vida de Gusmão. Os pilotos subirão aos ares levando uma bandeira estampada com o logo dos 300 anos e registrarão o voo com fotos que serão enviadas depois ao Brasil, juntamente com o estandarte.
Em Santos (SP), a comemoração também contará com balões. “Um deles ficará na praia a partir das 16h, para que o público possa conhecê-lo de perto! Serão organizados grupos de dez pessoas, que poderão entrar no balão e receber explicações de como ele funciona. No final da tarde, mais dois balões serão inflados para uma apresentação. Antes do jogo entre Santos e Avaí, outro será inflado no campo (no Estádio de Vila Belmiro), para homenagear Gusmão. Será um balão especial, um pouco menor, em que somente uma pessoa pode voar, sentado como se estivesse numa cadeirinha”, antecipa Gabriela.