Técnica e exatidão são características inerentes as provas aplicadas em um campeonato de Balonismo. E para cumpri-las, os pilotos devem ter sensibilidade e paciência. Isso, porque precisam chegar com precisão e atingir os alvos previamente definidos, antes de cada voo, pelo diretor da competição.
Keity conta que as provas são aplicadas conforme as condições climáticas do local, avaliado dias antes, para verificar a estabilidade de áreas benéficas para voos. “Antes do briefing, a equipe técnica faz alguns estudos, com a ajuda de aparelhos específicos, para analisar as condições de vento (direção e velocidade), umidade e temperatura”, explica.
Segundo Keity, a pontuação é calculada pelo acúmulo de pontos no decorrer do evento. “Cada prova possui um valor de 1.000 pontos para o primeiro colocado. Essa pontuação irá variar conforme a colocação de cada balonista. O piloto que obtiver o maior número de pontos no evento é o campeão.”
As regras em uma competição de Balonismo são rígidas e complexas sendo proibido, por exemplo, que o balão toque em qualquer superfície, seja a folha de uma árvore ou o topo de um edifício.
Outras informações sobre regras, provas e pontuações de campeonatos de Balonismo podem ser encontradas no site www.balonismo.com.br.
Bons Ventos!!!