Bartholomeu de Gusmão é tema de capacitação de guias da Setur em Santos

Referência para os franceses desenvolverem o balão de ar quente e criarem o carneiro hidráulico, instrumento utilizado até hoje em propriedades rurais para transportar água, o padre santista Bartholomeu de Gusmão foi assunto da capacitação realizada, nesta quarta (26), para os guias de turismo da Setur (Secretaria de Turismo). O assunto foi abordado pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Paulo Monteiro.
A atividade integra o programa de atualização dos profissionais, visando melhor prepará-los para contextualizar dados e personagens da história santista, reforçando a importância da cidade no panorama nacional, desde o século 16. “Dessa forma, os guias podem esclarecer melhor as dúvidas dos turistas e até incentivar o conhecimento da história”, explicou Daniela Tineo, chefe da Seção de Serviços Turísticos.
Para Monteiro, “Santos é privilegiada por ter Bartholomeu de Gusmão, o primeiro cientista experimental das Américas, como um dos seus maiores expoentes, ao lado de Alexandre de Gusmão e dos irmãos Andrada”. Ele também abordou aspectos históricos sobre a conquista espaço, passando pela evolução da ciência com Da Vinci e Galilei, além de inventos de Gusmão e sua influência no desenvolvimento da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui