Seropédica, no RJ, poderá realizar uma etapa da Copa Brasil de Balonismo

0
678
O Secretário de Comunicação, Turismo e Eventos de Seropédica Thiago Ribeiro reuniu-se neste final de semana com o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Edson Romagnoli e com o presidente da Confederação Aero Desportiva Brasileira, Leonel Brites na cidade de Rio Claro, São Paulo, com o objetivo de credenciar a cidade de Seropédica para sediar uma etapa da Copa do Brasil de Balonismo.
A motivação para trazer a Copa do Brasil de Balonismo para Seropédica surgiu através de uma solicitação feita por um munícipe através do facebook. “Marcos Vinicius Monteiro, morador de Seropédica, criou a página no facebook e posteriormente nos procurou pedindo que viabilizássemos a realização do festival de balões na cidade”, conta Thiago Ribeiro.
O prefeito Alcir Fernando Martinazzo aprovou o projeto de trazer a Copa do Brasil de Balonismo para a cidade de imediato. “Antigamente havia o festival de Balões na Rural, era muito bonito, as famílias se reuniam nos gramados da Rural para assistir ao evento”, recorda.
Segundo Thiago Ribeiro as negociações ainda estão sendo feitas para que esta etapa seja feita este final de ano, só dependendo ainda que os responsáveis pelo evento de o sinal verde. “A parte mais difícil conseguimos, que era credenciar o município para participar deste grande evento”, comemorou Thiago Ribeiro.
Thiago lembra que nos anos 90 o festival de balonismo realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), era um evento famoso na região, por sua beleza e também pelo local onde era realizado. “Nós moradores da região e amantes desta modalidade esportiva, queremos resgatar esta tradição que há tempos foi esquecida por nossos governantes”, disse.
De acordo com Edson Romagnoli a tecnologia de construção do invólucro e dos queimadores e das nacelas confere ao balonista total controle da ascensão e da descida. Com um mínimo de experiência um balonista pode interpretar as variações do clima escolher a melhor camada de ar estabilizar o balão e fazê-lo subir ou descer sem qualquer margem de erro.
Representantes da Confederação Brasileira de Balonismo visitarão a cidade no mês de julho para analisar as condições de vento e tráfego aéreo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here