Chuva de balões no céu de Torres

O penúltimo dia do 28º Festival Internacional de Balonismo foi excepcional e inesquecível. Depois de uma manhã espetacular de sol e balões, o tempo logo virou e após o meio dia veio a chuva. Muita chuva! Sinceramente eu não acreditava que fosse possível realizar alguma coisa, o sábado a tarde estava perdido. Só que não! Eram cerca de 15:30h, a chuva havia parado e o céu começava a clarear. Logo, o Bruno convocou o briefing e anunciou o que eu mais desejava ouvir: ia ter voo, com direito a duas tarefas. A chuva de água, logo ia virar chuva de balões no céu de Torres.

As duas tarefas realizadas foram o fly in e valsa de hesitação. As equipes decolaram do Passo de Torres e do campinho da Salinas. Os pilotos estavam inspirados, aconteceram diversas marcas muito boas, como dos pilotos Cristiano Almudim, Valdemir Taveira, Kaio Chemin e Rubens Kalousdian. Na valsa de hesitação não tivemos acesso ao resultado, que deverá ser divulgado em breve.

Classificação

A classificação geral do evento mudou de dono. Após oito tarefas, Warley Macedo, atual campeão, assumiu a liderança do festival com 6775 pontos. Na segunda colocação vem outro paulista, Luiz Eduardo Consiglio, o Baixinho. Murilo Hoffmann, de Torres, está na terceira posição. Outros três torrenses estão entre os dez primeiros colocados: Reni Pinho (6º),Diego Bueno (7º) e Graco Magnus (10º). A tabela completa você pode conferir clicando aqui.

Prefeitura pede desculpas

Nota da prefeitura de Torres: “A Prefeitura de Torres pede desculpas pela falta de infraestrutura no Parque do Balonismo resultante da chuva que atinge Torres nos últimos dias. Conforme a prefeita Nílvia Pinto Pereira, o município não pode mais continuar com esta precariedade provocada pela falta de autonomia da área. Para o município ter a titularidade no Parque é preciso que o Governo do Estado faça a transferência para a Prefeitura. Esta reivindicação foi apresentada pela prefeita à Secretaria Estadual de Administração desde o início desta gestão, em 2013. Por ausência plena da vontade do Governo do Estado é que o Parque encontra-se despreparado para eventos do porte do Festival Internacional do Balonismo em condições climáticas desfavoráveis. Enquanto a titularidade não for plena, o Parque não poderá receber a infraestrutura adequada ao tamanho e importância do evento.”

Night Glow

Devido a precariedade do terreno, que não teve condições de suportar a chuva forte dos últimos dias, ficou inviável a realização do night glow, a dança dos balões iluminados. O local está muito úmido e com bastante lodo, o que pode danificar os balões. Pelo menos quatro equipes fizeram uma pequena apresentação para o público que estava aguardando ansiosamente por este momento.

Prova da chave

Amanhã é dia da prova mais emocionante e tradicional do festival de Torres: a prova da chave. Vale a pena acordar cedinho para conferir a habilidade dos pilotos em busca do carro 0km oferecido pela Pinho Veículos. Além disso, deverá acontecer outra prova especial, valendo um cesto novinho em folha oferecido pela Guga Balloons. A organização do evento também está estudando a possibilidade de o campeonato encerrar no domingo a tarde, e não de manhã, como é geralmente.

Programação

A programação oficial do último dia do festival internacional de balonismo é esta:

7h
Última prova 7 – Prova da Chave todos os balões
Local: Arena de Balões

10h
Abertura dos stand’s
Local: Tenda Cultural

Oficina Senac
Local: Tenda Cultural

Concerto Musical de Saxofone com Maestro Saulo Vitório
Local: Tenda Cultural

12h
Almoço de encerramento com premiações as 14h
Local: Arena de Balões

14h
Intervenção cultural
Local: Tenda Cultural

15h
Show de Paraquedismo com Arcanjos
Local: Arena de Balões

15h
Apresentação do Grupo Luanda Capoeira Torres
Local: Praça de Alimentação

15h
Oficina Senac
Local: Tenda Cultural

16h
Voo Fiesta com Premiação especial
Local: Arena de Balões

16h
Sarau Poético Musical Vozes Arteirascom Inaudi Ferrari, Jośe Nilton Teixeira e Otávio Duarte
Local: Tenda Cultural

17h
Apresentação de Dança com Estúdio Paula Schreck Dança & Movimento
Local: Tenda Cultural

18h
Performance Artística Circense Circo de Palco – Novo Hamburgo/ RS
Local: Tenda Cultural

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui