Iniciou nesta quarta-feira a 28ª edição do festival de balonismo de Torres. Este ano com um grande número de participantes: quarenta e nove inscritos. Equipes do Brasil, França, Argentina, Colômbia e Inglaterra estão na cidade para a disputa do mais tradicional evento da modalidade em nosso país.
Homenagem
O briefing geral da competição iniciou com uma homenagem da Monica Oliveira, da Air Show, para o seu “chefe” Bruno Schwartz. Este ano ela completa trinta anos trabalhando na empresa carioca, que organiza o evento de Torres desde o princípio, há 28 anos.
Segurança
Na reunião geral também estavam presentes os representantes da segurança do evento (polícia militar e corpo de bombeiros da Brigada Militar) para passar algumas orientações as equipes. Este ano, devido a crise, o governo estadual não liberou o helicóptero da corporação para prestar o serviço no festival.
Crise
Bruno Schwartz passou para as equipes que o evento deste ano por pouco não teve de ser cancelado, devido a crise que assola o país. Elogiou o empenho da prefeitura para que isso não ocorresse. Também relatou que no início estavam previstos cerca de 35 balões, e este número chegou a 49.
Premiação
Este ano o carro oferecido pela Pinho Automóveis será concedido para o vencedor da prova da chave, se houver. Em anos anteriores o veículo era ofertado ao campeão do festival caso a tarefa não tivesse um ganhador. Outra novidade: a Guga Balloons vai oferecer um cesto novinho em folha para o vencedor de uma prova especial a ser definida pela organização.
Voo fiesta
Ao final do briefing, o diretor técnico anunciou que o voo fiesta estava liberado para quem quisesse voar. Uma dezena de balões foram para o céu, como forma de reconhecimento ao público que estava presente no parque. Destaque para o lançamento dos balões da empresa VCA Maggi, pilotado pelo gaúcho da casa Luciano Gross, e do balão com a marca da Fido Dido, guiado pelo paulista Luiz Paulo Assis.
Programação
O próximo briefing está marcado para quinta-feira, às 6h, no parque do balonismo. Se a previsão do tempo colaborar, deverão acontecer as primeiras tarefas competitivas do festival.