Edição dos Jogos de Aventura e Natureza será realizada em Londrina

Londrina foi escolhida, junto com outras seis cidades do norte do Paraná, para sediar os Jogos de Aventura e Natureza. O anúncio foi confirmado na tarde de quinta-feira (28), quando o prefeito Marcelo Belinati (PP) recebeu, em seu gabinete, comitiva do Governo do Estado, que é idealizador do evento. Os Jogos de Aventura e Natureza vão ocorrer de 23 de junho a 3 de julho, e devem reunir 52 modalidades esportivas relacionadas com os elementos terra, água e ar.

Esta será a terceira edição dos Jogos de Aventura e Natureza, lançado em 2019. Junto com Londrina, que concentrará competições de nove modalidades, o evento será realizado simultaneamente em Alvorada do Sul, Ibiporã, Sertaneja, Primeiro de Maio e Sertanópolis. A estimativa dos organizadores é reunir pelo menos 2 mil atletas em Londrina, mais suas comissões técnicas e torcidas, com competições aos sábados e domingos, além de eventos turísticos no decorrer da semana.

Os Jogos de Aventura e Natureza, realizados por meio da Superintendência Geral do Esporte, contam com o apoio das Federações de cada modalidade e das prefeituras municipais. Para essa terceira edição, são previstos investimentos na ordem de R$ 1 milhão, oriundos do governo estadual. No primeiro final de semana dos Jogos, de 23 a 26 de junho, Londrina deve sediar etapa do Campeonato Internacional de BMX Race; etapa preparatória para o Brasileiro de Paraquedismo; etapa estadual do Campeonato BMX Freestyle; e etapa do Mundial de Beach Tennis.

E entre os dias 1° e 3 de julho, último final de semana do evento, a cidade terá Crossfit Games; os jogos finais da Copa Pinhão de Futebol Americano; Competição Paranaense de Velocross; e etapa do Paranaense de Futevôlei. Também estão previstos eventos de balonismo, e apresentação de BMX Freestyle, com a participação do atleta Sassá e sua equipe. Em Londrina, a comitiva está conferindo os locais onde esses eventos e competições serão realizados, como o Autódromo Ayrton Senna, o Aterro do Igapó e o Centro Social Urbano (CSU).