Equipes de balonismo se confraternizam na abertura do Mundial

As 22 equipes que disputam a partir deste domingo (20) em Rio Claro (SP) o 21º Campeonato Mundial de Balonismo realizaram uma grande confraternização na cerimônia de abertura do mundial, realizada na noite de sexta-feira (18) no Floridiana Tênis Clube.
Com apoio de voluntários que estão trabalhando como intérpretes, pilotos, dirigentes e seus familiares aproveitaram o evento para trocarem informações e se conhecerem melhor.
O campeonato tem a participação de 62 equipes da Alemanha, Argentina, Áustria, África do Sul, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, México, Polônia, República Tcheca, Rússia, Suíça e Ucrânia.
“É uma reunião de campeões”, disse John Gubstron, presidente da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI), ao saudar os participantes. “Certamente teremos aqui no Brasil um dos melhores campeonatos da história do balonismo mundial”, afirmou Edison Romagnolli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB). É a primeira vez que a competição é realizada na América Latina. O próximo mundial será no Japão, em 2016.
“Rio Claro vive um momento histórico”, ressaltou o prefeito Du Altimari. “É um momento de alegria, pois estamos promovendo no Brasil mais uma grande festa do esporte mundial. Assim como ocorreu na Copa do Mundo de Futebol, o Brasil mostra, aqui em Rio Claro, que é capaz de organizar com sucesso um Mundial de Balonismo”, afirmou o prefeito, acrescentando que “Rio Claro entra para a história do esporte mundial”.
Débora Aceti, diretora da Faculdade Anhanguera – onde funciona a coordenação geral do evento, disse que, o campeonato agrada pessoas de todas as idades, porém a alegria das crianças ao verem os balões no céu é motivo mais do que suficiente para o sucesso do mundial.
Na cerimônia de abertura foram lançados o carimbo comemorativo e o selo personalizado alusivos ao Mundial, que foram criados pelos Correios como incentivo a integração entre os povos, conforme lembrou Juliana Muller dos Santos, gerente de vendas dos Correios.
O governo federal, que destinou recursos para a realização do mundial, foi representado na abertura por Ricardo Leyser Gonçalvez, secretário de Esportes de Alto Rendimento. “Ao incentivarmos a prática do esporte, estamos oferecendo condições à juventude para um futuro melhor”, destacou o secretário nacional.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento também estiveram a vice-prefeita de Rio Claro – Olga Salomão, os vereadores Júlio Lopes, João Zaine e Raquel Picelli, Paulo Brasileiro – diretor da EPTV, Videvaldo da Silva Rego Junior – superintendente do Banco do Brasil, Mathijs de Bruijn – diretor técnico do evento, Luiz Renosto – diretor do Sesi, e secretários municipais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui