Conheça mais sobre os equipamentos que integram um balão! O envelope, o cesto, o maçarico, os cilindros, a ventoinha e até mesmo o combustível possuem características próprias que permitem o balão voar e fazer um show de cores no céu.
O envelope é a parte de tecido do balão com uma característica forma de “gota” invertida, ou ainda nas formas dadas aos balões de “shapes” especiais. É ele que abrigará o ar quente para que possamos voar.
Ele é feito em nylon “rip-stop”, tecido bastante leve, porém devido à malha característica do rip-stop, não propaga facilmente os rasgos, e com uma impermeabilização feita com resina para fechar a porosidade do tecido e não permitir a passagem do ar.
Para fabricar um balão de 16m de diâmetro, são necessários 1.000m² de tecidos e muitos quilômetros de costura. A linha utilizada é de nylon de alta tenacidade e sua construção é feita em gomos emendados em vários painéis, além de receberem fitas de nylon vertical e horizontalmente para reforçar a estrutura do envelope.
As fitas verticais dão a sustentação ao balão, sustentando todo o peso do equipamento enquanto o tecido servirá somente para “envelopar” o ar quente em seu interior.
Os painéis da boca do balão são feitos de nomes, um tecido anti-chama, usado também em roupas para bombeiros e pilotos automobilísticos.
A carga da gôndola é sustentada por cabos de aço-inoxidável, fixo a fitas de nylon verticais, costurados ao tecido do balão, envolvendo-o completamente.
Desta forma, o material do envelope propriamente dito sofre um esforço de tensão muito reduzido, dando um fator de segurança de pelo menos 10:1.
No topo do balão há um painel circular (Tap ou pára-quedas), que ali é mantido por cabos de guia radiais que podem ser puxados pelo piloto através de um válvula (fita tubular com cabo de aço dentro), afastando o pára-quedas do balão, deixando assim escapar o ar quente, tanto durante o vôo (para perder a altura), como após ou durante a aterrissagem (para esvaziar o envelope). Se utilizado em voô, o pára-quedas volta a fechar automaticamente quando a corda é solta.
Fonte: Balonismo Promoções e Eventos