Exclusivo! Entrevista com Lupércio Lima, bi-campeão brasileiro de Balonismo

Mais uma vez o BlogBalonismo sai na frente, hoje a entrevista é com o melhor piloto do Brasil na atualidade, Lupércio Lima.

Entrevistas com seus pilotos favoritos, só no BlogBalonismo!!!

BlogBalonismo: Há quanto tempo pratica o balonismo?
Lupércio: Pratico balonismo a mais de vinte anos, dos quais 17 com o piloto.

BlogBalonismo: Tem como descrever a emoção de voar num balão?
Lupércio: É difícil descrever a emoção de voar de balões. Pois é única e muito diferente de qualquer experiencia em outra aeronave. A sensação de liberdade é muito maior, associada com plenitude, paz e contemplação. Tudo isso envolvido em um cenário fascinante de beleza e grandiosidade do próprio balão… Ficaria horas falando… Para aqueles que conseguem se imaginar voando em um sonho, penso que seria a melhor comparação. A sensação de estar voando em um sonho, só que acordado.

Para o piloto existem outras sensações que são únicas. Devido ao principio artesanal de dirigibilidade do balão, pilotar exige muita concentração. O piloto de balão desenvolve uma capacidade diferenciada de sentir o meio (o que chamamos de “feeling”, ou sensibilidade). Como em uma imersão, existe uma cumplicidade enorme entre o piloto e o “sistema” que nos envolve: balão, céu, terra e os ventos, com todas suas mínimas peculiaridades.

Imagine-se velejar por correntes invisíveis, comandando uma caravela de sete andares, sentindo todas as nuances do meio (ar, sol, nuvens, umidade, temperatura, variações do vento, relevo e influencias da terra…). É sempre uma grande viagem, muitas vezes solitária, mas os elementos tornam-se grandes companheiros de viagem.


BlogBalonismo
: Ainda da um friozinho na barriga quando vai voar?
Lupércio: Sempre fico emocionado a cada expectativa de voar e a cada decolagem. Como sei que será uma “viagem”, sinto-me como se estivesse prestes a mergulhar em um outro mundo, imaginário e de encantamento.

Nas competições, a adrenalina da competição, com a exigência de não poder errar e de saber que terá que realizar manobras arrojadas, no limite, aumentam o “frio na barriga”.


BlogBalonismo
: Qual a expectativa para o mundial?
Lupércio: Pretendemos fazer um bom trabalho, sempre com muita concentração. Estive lá no ano passado e pude constatar enormes desafios para nós do tropicalíssimo Brasil. O clima e os ventos são particulares de regiões vizinhas aos Alpes e tem comportamentos complexos para nós brasileiros. Voar, entretanto, em meio aos 180 melhores pilotos do mundo, é uma grande satisfação e será sem dúvida uma grande lição.

BlogBalonismo: Como é ser o melhor piloto brasileiro pela segunda vez consecutiva?
Lupércio: É Muuuuito bomm! É como saborear uma fruta suculenta, plantada a vinte anos atrás e criada com muito suor e sacrifício…É sentir o prazer de uma merecida conquista após anos de longa e exaustiva batalha.

Nesses vinte anos, sempre fui admirador do talento e potencial dos pilotos brasileiros, e venho observando notável evolução. A satisfação de estar voando entre competidores, tão talentosos e competentes, reforça ainda mais o orgulho da conquista.

BlogBalonismo: Deixe uma mensagem para os leitores do blog.
Lupércio: Vivam seus sonhos com prazer e plenitude. A vida é a estrada rumo a destinos e sonhos, saboreiem a viagem. Acreditem em si mesmos e jamais desistam. Que os ventos os ajudem a seguir sempre rumo à felicidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui