Federação quer realizar festival de balonismo

A Federação Gaúcha de Balonismo pediu que a Prefeitura de Santa Maria reconsidere a decisão de cancelar o festival internacional deste ano. O evento estava previsto para a segunda quinzena de maio, dentro da programação de 155 anos da cidade. Em função da tragédia da Boate Kiss, a programação deste ano foi suspensa.

Em contato com o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), no último fim de semana, o presidente da Federação, Eduardo de Melo, disse que a entidade apóia a realização da quinta edição do Festival Internacional de Balonismo como forma de ajudar a levantar o moral do município. “Talvez seja um evento menor. Estamos buscando parceiros para levar o maior número possível de balões”, afirma.
Nas edições anteriores, o festival reunia entre 20 e 25 balonistas. Neste ano, em função do cancelamento do evento, não seria possível realizar um evento tão grande, principalmente porque envolveria aporte de recursos do Município, o que demandaria tempo para licitações e outros trâmites legais. “Se conseguirmos levar 15 balões, já estará ótimo”, informa o presidente da federação gaúcha.
Para Eduardo Melo, o fato de a cidade ainda estar em choque devido à morte de 240 pessoas no incêndio da Kiss não significa que todos os eventos locais tenham de ser cancelados. “A gente respeita as famílias, mas as coisas têm de continuar. Há críticas, mas acreditamos que, voando, podemos levar alegria”, diz.
Se a Prefeitura não garantir apoio ao festival, dificilmente ele será realizado. Conforme Melo, os custos são elevados. “A maior parte dos investimentos vem da iniciativa privada, mas o Município teria de bancar alguma coisa de infraestrutura”, aponta.
Sem decisão
Na quarta-feira, 6, à tarde, o secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, que organiza o Festival de Balonismo, disse não ter ainda recebido nenhum contato da Federação ou do prefeito Schirmer sobre a retomada do evento. Tubias afirmou que precisaria, primeiro, informar-se da proposta. Já a assessoria de Schirmer informou que o prefeito está “avaliando o caso”, mas não teria nenhuma decisão tomada ainda.

Foto: Rafael Dias

JORNAL A RAZÃO

1 COMENTÁRIO

  1. Prefeitura qer qe a cidade volte a o normal , tudo bem , mas então esse evento lindo qe acontece a 4 anos ja , devera ser feito para a cidade voltar a brilhar , como passar um ano , sem balonismo , isso diverti as pessoas da cidade , nao sei vai ser muitas pessoas que nem nos anos interiores , mas para santa maria voltar a brilhar precisara disso concertezaa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui