Festival de balonismo de Santa Maria deve ter nova edição no final deste mês

Os santa-marienses deverão voltar a admirar o colorido dos balões no céu da cidade. Após a interrupção do ano passado, o Festival Internacional de Balonismo será retomado. A quinta edição está programada para 29 de maio a 1º de junho.
Diferentemente das edições anteriores, o evento de 2014 não irá coincidir com o aniversário de Santa Maria, que completa 156 anos em 17 de maio. Segundo o presidente da Federação de Balonismo do Distrito Federal, Eduardo de Melo, a data foi mudada para o final do mês devido às tratativas com os órgãos responsáveis pelas autorizações dos voos.
Organizador do festival em Santa Maria, Melo esteve na semana passada na cidade para encaminhar a documentação necessária para promover o festival e negociar o apoio da Prefeitura. Entre os avais necessários, estão os do Corpo de Bombeiros, do Ministério da Aeronáutica e do Departamento Nacional de Aviação Civil (Anac). O balão movido a ar quente é considerado uma aeronave e, por isso, deve ter registro e liberações para voar.
Embora seja a aeronave mais segura do mundo, com raros registros de acidentes graves, o balonismo exige muitos cuidados. Melo diz que, em Santa Maria, esses cuidados serão redobrados em função da tragédia da boate Kiss, em 2013, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.
Como o evento no Estado ocorrerá poucas semanas antes dos campeonatos brasileiro e mundial da modalidade, a expectativa é de um menor número de participantes este ano. Melo acredita que deverão levantar voo cerca de 20 balões. Em 2010, o Coração do Rio Grande reuniu 49 pilotos do Brasil e do Exterior. Os voos ocorrem sempre no começo da manhã e no final da tarde.
O festival de balonismo de Santa Maria teve quatro edições entre 2009 e 2012. Em 2013, o abalo provocado pelo incêndio da Kiss levou a Prefeitura a cancelar a edição daquele ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui