Apresentado pela Associação Mineira de Balonismo para ser realizado na cidade na metade do ano, o festival da modalidade pode entrar no calendário oficial de eventos da cidade. A inclusão do festival é ideia do vereador Douglas Melo, PSC, que apresentou um anteprojeto de lei que institui o festival uma vez por ano, sempre no mês de maio. O anteprojeto de lei foi aprovado por unanimidade na última reunião parlamentar.
O vereador tem a intenção que o festival de balonismo estimule e promova a prática de esporte de balões com o desenvolvimento de competições entre equipes de balonistas. O balão precisa ser comandado por piloto profissional e habilitado na Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC.
Festival de balonismo que acontece todos os anos em Torres, RS / Foto: Divulgação |
O projeto aprovado prevê a realização de uma maratona de provas que as equipes inscritas deverão participar. No texto da proposição o poder executivo seria o responsável em definir as competições.
Além de votar a favor do anteprojeto o vereador Dalton Andrade, PT, disse que o festival é uma ótima oportunidade para alavancar a questão turística da cidade. No mesmo viés o autor da proposta justificou que o evento “pretende integrar entretenimento, esporte, meio ambiente e turismo, celebrando a beleza do balonismo e da região de Sete Lagoas, valorizando a cultura mineira”.
Dentro da programação do festival estão previstas atividades artísticas e culturais como shows de música com atrações da cidade e uma feira gastronômica. Os voos de balões profissionais coloridos, segundo Douglas, prestigiariam a cultura local, além de fomentar a prática do balonismo e o turismo na cidade. Matéria segue agora para apreciação do prefeito Marcio Reinaldo.