Uma das competições mais acirradas do balonismo nacional está de volta. Depois de quatro anos, o campeonato paulista de balonismo voltará a acontecer. A cidade escolhida é Iperó, localizada a cerca de 130 quilômetros da capital São Paulo. São esperadas entre 15 a 20 equipes na 12ª edição da competição que vai ocorrer entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro.
A realização do campeonato é da Federação Paulista de Balonismo, comandada pelo presidente Luis Silvestre, com apoio da Confederação Brasileira de Balonismo – CBB.
Última edição foi em 2015, em Jacareí
A última edição do campeonato paulista de balonismo aconteceu em setembro de 2015, em Jacareí. Onze competidores participaram da edição que teve Warley Macedo como campeão, Marcos Paulo vice e Ronaldo Morales completando o pódio.