12/04/2004
Como uma grande atração no Festival Internacional de Balonismo, o balão “Espantalho”, de Eduardo Melo, fez grande sucesso! Conheça um pouco deste projeto.
Entre os dias 8 e 11 de abril, a cidade gaúcha de Torres sediou o 16º Festival Internacional de Balonismo, uma competição de aeróstatos com diversas modalidades de provas, além de vôos festivos e especiais. Participaram dezenas de balonistas brasileiros e estrangeiros (França, EUA, Argentina, Uruguai), porém, uma das principais atrações do evento será a presença do piloto profissional de balões de ar-quente, Eduardo Meio.
Paulista, mas residente em Torres, considerada a Capital Nacional do Balonismo, Eduardo Melo, atualmente, é o piloto brasileiro com maior número de horas de vôo em balões do tipo “Special Shape” e, por sinal, curiosos como os seguintes balões promocionais: Lata Skol, Mão Brahma, Garrafa Dreher, Garrafa Kaiser, entre outros. “Além de voar com os balões de forma, eu utilizo o balonismo como alternativa de mídia para algumas empresas brasileiras e o resultado tem sido muito positivo, um sucesso”, diz Eduardo.
A vida profissional do piloto brasileiro tem títulos importantes como Campeão do I Encontro Luso Brasileiro de Balões “Voando com a História” (Vila de SabugaI/Portugal); Campeão do Festival Ultragás de Balonismo 1998 (Mococa-SP); Campeão do I Festival de Balonismo de Florianópolis em 1996, onde ele foi o primeiro competidor a ganhar um campeonato no Brasil com balão do tipo “Special Shape”, sendo este primeiro evento realizado em uma ilha.
Outra importante conquista e a mais recente na carreira de Eduardo Meio foi sua vitória no mais importante festival de balonismo do mundo o “Albuquerque International Balloon Fiesta-Special Shape Rodeo 2003” – Um Casal de Abelhas idealizado por ele foram eleitos como os melhores “Special Shape” por voto popular, com uma votação de, aproximadamente, 1.200.000 votos. O AIBF, no novo México, é considerado o maior evento de balonismo do mundo, com a participação de aproximadamente 1000 balões.
O “Special Shape Rodeo” é a “menina dos olhos” dos organizadores, pois certamente os amantes do balonismo não iriam para um evento para ver “apenas” os balões tradicionais que chamamos “tipo gota”. O evento é fortalecido pelos balões com formas diferentes e isso cresce a cada ano. A criatividade vai aumentando e as construções dos “Special Shape” são cada vez mais curiosas.
Para o 16º Festival de Balonismo de Torres, Eduardo Meio está finalizando sua “obra de arte”, que deverá ser um dos mais interessantes já construídos no mundo: o Balão Espantalho Mr.Scarecrow. “Sempre que penso num “Special Shape” penso principalmente em duas coisas: O sucesso com as crianças e a simplicidade na construção e operação”, diz.
No ano passado, em Albuquerque, dezenas de crianças levavam desenhos do balão que Eduardo Meio estava pilotando (no caso as abelhas). “É muito legal esse contato com o público, principalmente nos Estados Unidos, onde as pessoas se deslocam em massa para ver os balões”, reforça Eduardo.
Este é um projeto que Eduardo pode chamar de audacioso, pois ele tem 32 metros de altura, 27 metros de distância entre os braços, pesa, aproximadamente, 300 quilos, podendo levar de três a quatro pessoas devido ao seu volume interno de ar calculado em 3. 100m3.
Algumas curiosidades sobre o “Mr. Scarecrow”
Ele tem uma gravata de 12 metros de altura, os corações estampados na cueca, tem 2 metros cada, além de seu inseparável amigo corvo, de 4 metros, que fica sobre seu braço.
Para produzir este projeto, foram utilizados 3.400 metros lineares de nylon e 150 Km de linha para costura.
Bons Ventos!!!
Fonte: http://inema.com.br
Eu estava lá …era assessora de imprensa do Edu !!
Foi simplesmente maravilhoso apesar do tempo ruim !!
Bjux Edu
Van Gianellini