Piloto define prova no mundial de balonismo: Igual dirigir ao celular

O piloto Fábio Passos, um dos sete brasileiros que representarão o país no Mundial de Balonismo, que será realizado a partir do dia 17 de julho, em Rio Claro, no interior de São Paulo, já elegeu a prova mais difícil que enfrentará na competição: o Fly On. Nesta prova, os competidores declaram o próximo alvo a ser atingido em pleno voo, tendo que colocar suas coordenadas na marca da prova anterior (Fly In) e tendo que voar até o alvo escolhido.
– É a prova mais complicada, pois os pilotos têm que pilotar o balão e mexer nas coordenadas de direção. É como dirigir um carro e ter que falar ao celular ao mesmo tempo – definiu o piloto.
Além do Fly In e do Fly On, várias provas como o alvo declarado pelo diretor e pelo piloto, mínima e máxima distância e o 3D, fazem parte da variedade de provas previstas para o mundial. Mas Passos conta que apesar de conhecerem as provas, a definição sobre a ordem e o dia em que elas vão acontecer somente é definido no próprio dia.
– Não é estabelecido um roteiro de provas que serão realizadas. As provas são divulgadas apenas no dia em que elas vão acontecer. O diretor de prova define isso de acordo com o vento do dia. Para isso, ele geralmente levanta de madrugada e checa como está o vento, fazendo um tipo de leitura do tempo. A partir daí, ele elabora quais serão as provas daquele dia. Se o vento estiver fraco, por exemplo, ele vai optar por provas de curta distância e se estiver bom, serão realizadas o máximo de provas possíveis – contou.
O Mundial de Balonismo começa na próxima quinta-feira, porém as competições estão previstas para acontecerem entre os dias 20 e 26. Confira, abaixo, quais e como são as provas que serão realizadas no Mundial de Balonismo:

Alvo declarado pelo Diretor  
O Diretor de prova escolhe um alvo por coordenadas e todos os pilotos têm que voar para o local e lançar sua marca.
Alvo declarado pelo piloto 
Os pilotos escolhem um alvo com uma distância mínima dada pelo diretor e voam para o seu alvo e lançam sua marca.
Mínima distância 
Os pilotos decolam juntos, do mesmo campo de decolagem, e têm estabelecido pelo diretor um tempo mínimo de voo. Passado esse tempo, ganha aquele que estiver mais próximo do local de decolagem.
Máxima distância 
Esta prova temos algumas variações técnicas, mas o normal é que é dado aos pilotos um mapa com uma figura geométrica de formas irregulares, o piloto tem que entrar voando nessa zona e tentar fazer o maior trajeto possível dentro da figura. 

Fly in 
Os pilotos buscam um local de decolagem com uma distância mínima estabelecida pelo diretor e voam para um alvo comum no campo.
Fly On  
Os competidores vão declarar seu próximo alvo em voo, escrevendo suas coordenadas na marca da prova anterior, e tentarão voar para o seu alvo. Quem conseguir atingir a menor distância do seu alvo declarado será o vencedor.
3 D
É uma prova onde o Diretor dá uma figura geométrica em 3D e o piloto tem que fazer o maior caminho possível dentro da figura.
Normalmente em um único voo são realizadas de 3 a 5 provas. No Mundial está previsto pelo menos um voo solo e nos demais o piloto pode, eventualmente, ter um convidado ou navegador, de acordo com a orientação do diretor de prova.

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