Por que o Balonismo mexe tanto com a imaginação das pessoas?

Reproduzo a seguir uma reportagem que saiu em diversos jornais no Paraná, em que fui um dos entrevistados.

Confira:

“A vontade de voar acompanha o ser humano desde a antiguidade, mas desde que a inteligência humana constatou que é possível fazer algo mais pesado que o ar sair do chão, nenhuma outra aeronave desperta tanto o interesse e aguça os desejos das pessoas quanto o balão de ar quente.

Diferente, emocionante, romântico, radical… Adjetivos é o que não falta para descrever a sensação de entrar em um balão e poder voar ao sabor do vento. Considerado o mais seguro entre todos os esportes aéreos, o balonismo exerce um enorme fascínio sobre as pessoas e faz muita gente sonhar com a possibilidade de entrar em uma dessas aeronaves e apreciar a paisagem de um ângulo privilegiado. Mesmo para quem não voa, o balonismo proporciona um belo espetáculo, sendo um prato cheio para fotógrafos e cinegrafistas amadores ou não.
No Paraná, nenhuma outra cidade tem o balonismo tão presente quanto Maringá. Todos os anos a cidade á palco de eventos que reúnem pilotos de todo país e até do exterior. Esse envolvimento da cidade com o balonismo começou em meados da década de 90, quando o cirurgião-dentista Adriano Perini conheceu este esporte e passou a praticá-lo. Desde então começou a ser comum os maringaenses olharem para o alto e se depararem com um balão colorido contrastando com o azul céu.

Recentemente a cidade ganhou mais uma adepta do esporte, a empresária Renata Mestriner. “Sempre pratiquei esporte aéreo e o balonismo veio aumentar ainda mais minha paixão em voar”.
Renata explica que seu primeiro voo aconteceu na Turquia, há quatro anos. Desde então, já prestigiou diversos eventos de balonismo em diferentes lugares do mundo. Este ano, a balonista, participará pela primeira vez de um campeonato em casa. “A expectativa é a melhor possível. Espero apreender bastante com a competição e adquirir experiência.”

Para o paulista Leonel Brites, piloto de balão desde 1971 e atualmente o mais antigo piloto em atividade na América Latina, voar é sempre um prazer. Hoje, dificilmente ele participa de alguma competição. A experiência no assunto o transformou em diretor de provas. “O que também tem seu encanto”, afirma.
Com milhares de horas de voo no currículo, Leonel conta que quando começou a voar os equipamentos eram extremamente simples. “Voávamos apenas com uma bússola e não havia nem rádio. Hoje todos os pilotos têm GPS, altímetro, se comunicam por rádio com as equipes de resgate e a maioria voa com computador de bordo”, diz.

A paixão pelo esporte foi o que levou o gaúcho Lasier França a se tornar uma espécie de divulgador oficial do balonismo brasileiro.

Morador na cidade de Torres (RS), capital gaúcha do balonismo, o rapaz criou há alguns anos o Blog Balonismo, que desde então se tornou um dos principais canais de divulgação dos eventos de balonismo que acontecem no país. “Desde criança eu via os balões no céu de Torres e ficava encantado. Como não conhecia ninguém que praticava, resolvi criar o blog e tentar me aproximar do esporte, dos pilotos e conhecer pessoas que são apaixonadas pelo balonismo”, explica.

Fascinado pelo esporte, a história dele seria semelhante a de muitos outros pilotos ou membros de equipes de balonismo, que pela proximidade com o esporte ajudam na sua divulgação. Seria, se não fosse por um detalhe: França só voou pela primeira vez depois de ter se tornado referência na divulgação do esporte. “A oportunidade de voar surgiu com as amizades que eu criei com os pilotos, a partir do blog. Me convidaram pra voar e eu não hesitei. ”
Lasier conta que a sensação de voar de balão é indescritível. “É uma sensação de paz, tranquilidade que eu nunca tinha sentido. Acredito que só voando mesmo para ter noção de como é.”

Os sonhos do rapaz em relação ao balonismo não param por aqui. Uma das metas para a sua realização pessoal é tornar-se um piloto. “Com certeza eu tenho o sonho de me tornar um balonista e vou fazer de tudo para realizá-lo”, afirma Lasier.”

Meu primeiro voo foi com a amiga Gabriela Slavec! Foi perfeito! Em breve vocês vão conhecer essa história!

Bons Ventos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui