Rumo ao céu de Brasília

Voar acima dos 300 metros de altitude, de acordo com direção e velocidade dadas pelo vento, sob o nascer ou entardecer do dia e apreciar a paisagem. Andar de balão é uma opção de lazer que está se popularizando no Distrito Federal. Atualmente, várias empresas especializadas em balonismo oferecem o serviço para quem sonha em fazer o passeio. “A calmaria de um vôo tranquilo e silencioso direcionado pelos ventos tem atraído o público brasiliense de diversas idades”, conta o piloto Luciano dos Santos.
O DF se destaca como um ótimo lugar para a prática do balonismo, devido às planícies e áreas abertas. Segundo o piloto, nestas condições, a decolagem, o acompanhamento da equipe de terra e o pouso se tornam mais fáceis. No ar, sem a sensação de movimento, o passageiro percebe apenas o chão se afastando lentamente. São duas horas e meia de passeio, considerando o tempo de preparo do equipamento e a finalização, sendo uma hora de vôo aproximadamente.
A adrenalina está na etapa final: o pouso. Na maioria das vezes, o cesto não se firma na vertical. A depender da condição dos ventos, a aterrissagem pode acontecer na horizontal. “Os passageiros são bem instruídos a manterem-se numa posição segura e a não se desesperar”, explica Luciano. A segurança do transporte, sempre questionada, é garantida com equipamentos em boas condições e um piloto com experiência. Além disso, durante todo o trajeto, uma equipe de apoio segue em terra, acompanhando o balão e mantendo contato via rádio com o piloto. Esta mesma equipe desmonta o material e leva os passageiros de volta ao local de decolagem.
O passeio pode ser feito com qualquer pessoa que gostar de altura e novas experiências, mas recomenda-se idade mínima de 8 e máxima de 75 anos. Várias empresas estão atuando no mercado brasiliense, como a Voe Blue Sky e a Balonismo em Brasília. O valor por pessoa varia de R$450 a R$600, mas há pacotes promocionais para grupos. O número de pessoas a bordo é estipulado de acordo com o tamanho do balão, mas, em média, o vôo é feito com no máximo oito passageiros, incluindo o piloto. O local de embarque acontece geralmente no estacionamento do ginásio Nilson Nelson, com a possibilidade de cancelamento devido a possível condição climática inadequada.
Texto: Viviane Torres Porto
Foto: Joel Rodrigues

1 COMENTÁRIO

  1. Para fazer um voo assim é necessario alguns dias de trabalho intenso para cavar buraco e chegar a esta altitude, lembrando que
    Brasilia esta a 4000 pés de altitude ou 1200 metros. Que tal se informar melhor antes de escrever besteiras.
    CHICO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui