Santos dá largada para comemorações dos 300 anos do balão

O Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS) deu início na noite de ontem (3) à programação festiva da cidade do litoral paulista em homenagem aos 300 anos da invenção do balão a ar quente por um de seus filhos mais ilustres. O lançamento de um carimbo postal, três palestras e a inauguração de duas exposições, todos sobre Bartholomeu de Gusmão e seus feitos, foram acompanhados por cerca de 70 pessoas.

A cerimônia solene de lançamento do carimbo postal no Salão Nobre Martins Fontes abriu a noite. O gerente da Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos de Santos e Vale do Ribeira, João Bosco de Morais, oficializou o uso do carimbo, destacando em seu discurso a relevância do inventor e “o lugar que lhe é direito na memória nacional”. O carimbo estará à disposição da população na agência Central dos Correios, na Rua Cidade de Toledo, 41, no Centro, até 31 de agosto. Os interessados em ter o carimbo histórico em seus envelopes deverão solicitá-lo ao atendente.

Após a explanação do presidente do IHGS, Paulo Gonzalez Monteiro, sobre seu engajamento na luta em promover a memória de Gusmão e a importância da reverência ao inventor santista, foi a vez do professor e pesquisador João Inácio da Silva Filho, que contou sobre a vida do inventor, sempre conduzida por sua genialidade precoce. A escritora Laurete Godoy encerrou o ciclo de palestras ilustrando as passagens da vida de Bartholomeu e lembrando da predileção do rei de Portugal pelo jovem brasileiro. Ao final, recitou uma poesia feita por ela para o padre inventor que “queria ser uma nuvem e com o vento voar”. Para ler a reportagem completa, acesse o site oficial, clicando AQUI.

04/08/2009

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui