Sob céu de brigadeiro, Santos tem festa completa por Bartholomeu

Durante o ato solene diante do monumento a Bartholomeu Lourenço de Gusmão pela manhã, a secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, comentou em tom de brincadeira: “São Pedro também é santista, também é ilustre. Na hora H ele nunca deixa a gente na mão”. A sexta-feira (7) chuvosa procupava os organizadores dos festejos aos 300 anos do Balão. Se as condições climáticas se mantivessem iguais, toda a preparação para reverenciar um dos santistas mais ilustres no dia seguinte iria, literalmente, por água abaixo.

Porém, na manhã de sábado, o sol bateu à porta e ofereceu um dia claro e limpo para que os balões colorissem a festa. O evento programado para o Parque Roberto Mario Sentini pôde se realizado em sua totalidade. Crianças tinham atividades recreativas diversas e a exposição das miniaturas alusivas à vida e à obra de Gusmão, criadas por João Inácio Silva Filho, estava no Museu do Surfe aberta à visitação pública.

Às 16h, enquanto os quatro balões a ar quente eram inflados ao lado do parque, surgiu o padre inventor. De batina, bíblia à mão, distribuindo simpatia e despertando a curiosidade dos presentes. Era o ator Luciano de Andrade, morador de São Vicente, que trabalha com temas históricos e já participou da encenação sobre o descobrimento do Brasil que acontece anualmente no litoral paulista. Andrade caracterizou-se a convite da Secretaria de Turismo de Santos, por intermédio da Secretaria de Cultura do município vizinho. “Trago de forma representativa uma pessoa que contribuiu muito para a história do Brasil”, contou o jovem de 23 anos que faz parte da Cia. Histórias do Baú e da Trupe Cênica Vila de São Vicente e montou sua fantasia a partir de pesquisas de fotografias de Gusmão.

Continue lendo a reportagem, clique AQUI.

09/08/2009

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui