Torres: a mais bela praia do RS… Imagina vista de cima? – Parte 2

Foto: Rafael Cardoso
Por Maiara Raupp – Jornal A Folha de Torres
Se você ficou com vontade de sobrevoar a mais bela praia gaúcha de balão, prepare-se, a 27ª edição do Festival Internacional de Balonismo de Torres vai começar. Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, mais de 45 balões  irão colorir o seu da cidade, que está entre as três do mundo (juntamente com Albuquerque, nos Estados Unidos, e Chateau D’Ouex, na Suíça) que sediam um evento deste porte… e há 27 anos consecutivos no ramo! O Festival é considerado o maior evento da categoria da América Latina. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de Torres em parceria com a empresa Air Show, responsável técnica da competição, consagrou Torres como a capital brasileira do balonismo.
Além dos tradicionais balões em forma de “gota”, o Festival terá a participação de cinco balões com formato especial, chamados de special shapes.
Pilotos de vários lugares do Brasil e do mundo demonstrarão todos os seus conhecimentos e intimidade com o esporte durante o Festival. “Teremos a participação do vice-campeão mundial, Uwe Schneider, da Alemanha, que ficou com a prata  na competição realizada em Rio Claro no ano passado”, informou o organizador técnico, Bruno Schwartz. Os pilotos enfrentarão uma série de provas em que evidenciarão sua perícia e familiaridade com o esporte. As competições são geralmente de precisão, quando um alvo deve ser atingido, seja no chão ou suspenso no alto de um mastro. Os dez pilotos que alcançam a melhor pontuação na competição recebem troféu e prêmio.
Segundo Bruno, a premiação – oferecida pela Pinho Automóveis e Recris – para quem vencer a prova da chave ou obter a maior pontuação durante as competições será um Chevrolet Montana zero quilômetro. Além do automóvel, a competição proporcionará aos dez primeiros colocados uma TV 42 polegadas, notebook e tablets. A empresa Air Sul Balonismo, que por dois anos consecutivos concedeu uma moto para a premiação, está negociando com os patrocinadores e possivelmente doará mais uma vez a moto para o evento.
A expectativa é de um público de 200 mil pessoas durante os quatro dias de competição. “Podemos dizer que o sucesso alcançado pelo evento de Torres até agora tem várias razões: Beleza da região, condições climáticas positivas para balonismo, voos diferentes e extremamente bonitos pela proximidade do mar, intercâmbio com os habitantes da região, premiação importante e ambiente atrativo por ser uma competição amistosa”, destacou Bruno Schwartz, presidente da Air Show, empresa que já organizou mais de 70 eventos de balonismo incluindo sete campeonatos brasileiros. Além disso, não pode deixar de se destacar o formato de feira comercial, institucional e de entretenimento que o Festival adquiriu nos últimos anos, com a participação de diversas empresas e entidades públicas, além de shows nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui