Warley Macedo é o campeão do 2º Circuito Torres de Balonismo

Encerrou ontem em Torres a disputa do 2º Circuito Torres de Balonismo. O grande campeão do evento foi o paulista Warley Macedo, que já havia vencido também o festival no mês de abril.

O domingo tinha cara que não seria nada bom para a disputa das provas, pois o dia amanheceu com muita chuva e um vento desanimador. Mas no decorrer das horas o tempo foi abrindo, o sol surgindo, o vento baixando e aquela sensação positiva que a tarde iria dar voo.

E foi o que aconteceu. Marcamos o briefing para as 17:30h no Hangar 890, nosso grande parceiro que cedeu suas dependências para podermos ter um espaço legal para nos reunirmos. Foram lançadas três tarefas para os pilotos: fly in, Gordon Bennett Memorial e máxima distância com duas marcações. A decolagem mínima era de 1 km do Parque do Balonismo.

warley-macedo-e-o-campeao-do-2o-circuito-torres-de-balonismo-02

Eram aproximadamente 18h quando as equipes se deslocaram para procurarem um local para a decolagem. Afinal, com três tarefas, o campeonato ainda estava em aberto e a chance de tudo mudar era uma realidade.

Um bom público começava a chegar no parque para acompanhar as provas e nada de balões surgirem no horizonte. As equipes estavam com dificuldade para achar um local para decolagem, até porque o vento vinha da direção sul. Acabaram decolando de um terreno em Itapeva.

Eram 19h quando os primeiros balões começaram a surgir no horizonte. Mas havia um problema. O vento não estava sendo o suficiente para que eles pudessem chegar no parque. Ricardo Lima foi o único balonista que conseguiu passar próximo ao local, porém muito alto, impossibilitando ele de tentar alguma coisa. No fundo, um a um foi se deslocando para a esquerda, em direção a estrada do mar, se afastando cada vez mais da área de pontuação. Admito que fiquei frustrado, pois havia todos os ingredientes para que ocorresse um show de marcas nas tarefas propostas.

warley-macedo-e-o-campeao-do-2o-circuito-torres-de-balonismo-05

O que ficou marcante foi o final, com os pilotos Warley Macedo e Murilo Gonçalves, primeiro e segundo colocados, respectivamente, voando lado a lado na tentativa de achar um vento que os levasse para a área de pontuação. O tempo ia passando, e, após o horário das provas ter se encerrado, eles subiram e pousaram também a esquerda do parque. Desta maneira, infelizmente nenhum piloto conseguiu jogar suas marcas nas provas.

warley-macedo-e-o-campeao-do-2o-circuito-torres-de-balonismo-06

Assim, o paulista Warley Macedo, de São Paulo, se sagrou campeão do 2º Circuito Torres de Balonismo. Murilo Gonçalves, de Santa Catarina, ficou na segunda colocação. O gaúcho Murilo Hoffmann completou o pódio na terceira posição. Confira abaixo como ficou a classificação final:

warley-macedo-e-o-campeao-do-2o-circuito-torres-de-balonismo-08

warley-macedo-e-o-campeao-do-2o-circuito-torres-de-balonismo-01

O encerramento do circuito foi no Restaurante Gabiatti. A organização ofereceu um delicioso jantar para todas as equipes. Foi um momento de muita confraternização, risadas e troca de experiências. Na premiação, todos os pilotos receberam troféus e os membros das equipes receberam uma bela medalha cada. Fica aqui o agradecimento e o reconhecimento ao piloto de Torres Ricardo Lima que foi o idealizador deste projeto, fez a frente e possibilitou que esse evento se tornasse realidade.

A partir de agora os olhos se voltam para Balneário Gaivota, em Santa Catarina. A partir do próximo sábado acontece por lá o primeiro festival de balonismo da cidade, com a presença confirmada de onze balões.

O 2º Circuito Torres de Balonismo teve caráter de treino, visando as próximas competições do esporte no cenário estadual e nacional. Portanto, não foi uma competição oficial, mas um evento amistoso visando a competitividade dos pilotos locais.

warley-macedo-e-o-campeao-do-2o-circuito-torres-de-balonismo

A cobertura do Blog Balonismo teve o apoio de Facillite Consultoria Ambiental, RVB Balões e Infláveis e da Escola Brasileira de Balonismo.