0
475
SANTA MARIA 2012
Voo imprensa foi cancelado
Foto: Rafael Dias
A quinta-feira amanheceu fria, cinzenta e com neblina. Estava marcado para as 7h o início do show de balões pelo céu da cidade, porém o clima não colaborou. Balonistas, integrantes do Executivo Municipal e imprensa estavam todos reunidos no Instituto São José aguardando a melhora do tempo e a descida da forte cerração para dar início ao dia de comemoração dos 154 anos de Santa Maria.
Por volta das 8h30 da manhã, todos tomavam café, ainda com expectativa de que as nuvens se dissipassem. O secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil que é um dos organizadores do Festival de Balonismo na cidade, avisou aos presentes que esperariam cerca de meia hora, se o tempo não melhorasse, não haveria vôos pela manhã. E de fato, o tempo não colaborou. Em decorrência do tempo fechado, não foi possível acontecer vôos de balão nesta manhã.
A vice presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Keity Amadeu Roleira, afirma que por conta do vento não seriam feitos vôos. Segundo ela, os melhores horários para a prática do balonismo são no início da manhã e no fim da tarde, por ser mais frio  (a temperatura no balão é bastante quente) e não gastar tanto gás para inflar e controlar os balões.
Keity ressalta que para os balonistas, é melhor estar no chão querendo voar do que voando e querendo descer. Ela complementa que estar no alto e precisar ou querer descer e não conseguir por causa do tempo, é uma sensação bastante desagradável.
Para identificarem as reais condições do tempo, os balonistas costumam soltar uma sonda com ar quente e em cada camada do céu que a sonda atinge eles conseguem ver como está o céu por cima das nuvens. Cerca de 20 pilotos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul estão em Santa Maria. Keity diz que estão na cidade para fazer dos 154 anos de Santa Maria um momento colorido e com muita alegria.
Se o tempo permitir, os voos que seriam nesta manhã devem ocorrer no meio da tarde de hoje.
Bons ventos!!!

LINK DE ORIGEM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here