Acreano participa de Campeonato Brasileiro de Balonismo, em Rio Claro

0
454
O acreano Cassiano Marques irá participar do 27º Campeonato Brasileiro de Balonismo, que será realizado de desta quarta-feira, dia 4, até o próximo domingo, 8 de junho, em Rio Claro, São Paulo. O piloto representa a equipe Eme Amazônia, composta também pelo coordenador de terra André Luiz e mais dois ajudantes.
Essa é a primeira vez que um atleta acreano participa da disputa. Marques é o único piloto habilitado em toda a região norte para disputar competições e também realizar passeios panorâmicos. Segundo ele, a ideia de levar o balonismo para o Acre tinha como objetivo difundir o turismo para que o estado tivesse uma opção a mais, caso os turistas quisessem conhecer as paisagens e a história do estado.
– Pensando sempre em difundir o turismo, estamos levando no nosso balão quatro faixas de oito metros por quatro metros de altura com o slogan “Tá na hora de conhecer o Acre”, chamando atenção das pessoas e da imprensa que prestigia o evento – conta, por telefone. 
O balonista diz que os atletas passam por várias provas, onde serão avaliadas suas habilidades como piloto na navegação do balão. Um fator que requer bastante atenção é que as provas serão realizadas sobre a cidade de Rio Claro, São Paulo, o que aumenta o grau de dificuldade, e fazendo com que os atletas precisem desviar de casas, antenas, cabos elétricos e tendo poucos espaços para aterrissagem.
– O piloto controla a subida e descida do balão, ou seja, apenas a parte vertical, e horizontalmente vai de acordo com o vento que pode ter várias direções conforme a altitude. Durante algumas provas o piloto deve manter o balão em uma certa altitude, mudando apenas poucos metros na navegação para alcançar alvos marcados em terra, ou alvos em três dimensões no GPS. Por ser em cima de uma cidade a competição exige bastante atenção dos pilotos – explica. 
Ao todo, 25 pilotos participam da disputa. Quatro foram convidados pela organização e não devem competir. O objetivo, segundo o balonista, é compartilhar e adquirir experiência já que estarão voando entre os melhores atletas do Brasil, pois no mês seguinte, de 17 a 27 de julho, Rio Claro também será cenário do 21º Campeonato Mundial de Balonismo. 
– Se concluirmos o evento sem nenhum tipo de incidente, nós já estaremos felizes. Conseguindo cumprir algumas etapas da competição ficaremos ainda mais orgulhosos de representar a nossa região. Essa é uma primeira experiência e a nossa expectativa é mais no sentido promocional e de adquirir experiência do que realmente procurar um resultado preciso – conclui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here