Aos 95 anos, morre Don Piccard, o pai do balonismo moderno

Faleceu no dia 14 de setembro o “americano” nascido na Suíça Don Piccard, 95 anos, chamado de pai do balonismo moderno.

Piccard nasceu em Lausanne, Suíça, filho de Jean Felix Piccard e Jeannette Piccard. Ele se naturalizou cidadão americano em 1931. Ele voou pela primeira vez em um balão em 1933, quando foi alistado como “tripulação” por sua mãe, a primeira mulher a voar para a borda do espaço. Ele serviu como armador de balões e dirigíveis na Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial .

Ele foi uma das forças motrizes por trás do renascimento do balão de ar quente após a guerra, enquanto estudante na Universidade de Minnesota . Ele fez o primeiro voo livre no pós-guerra em 1947 com um balão japonês capturado. Em 1948, ele organizou o primeiro clube de balão nos Estados Unidos, o Balloon Club of America . Este clube, junto com os Balloon Flyers de Akron, formou a Balloon Federation of America, hoje a organização nacional do balonismo.

Em 17 de agosto de 1959, Piccard voou com um cesto de balão vermelho, branco e azul em uma comemoração do centenário do voo de balão de Júpiter de John Wise do US Mail. No mesmo cesto ele estabeleceu um recorde mundial de altitude de balão de gás de 34.642 pés em 19 de julho de 1961.

Em 1962, ele estabeleceu um novo recorde de altitude para um balão de voo livre de segunda classe, subindo a 17.000 pés. Em 13 de abril de 1963, ele e Ed Yost foram as primeiras pessoas a cruzar o Canal da Mancha em um balão de ar quente. Eles decolaram de Rye, Inglaterra, cruzaram o canal e pousaram em Gravelines, França. Piccard também promoveu o balonismo como esporte e projetou balões para esse fim, através de sua empresa Piccard Balloons.

Fonte: Wikipédia