Nas últimas horas, o balão Two Eagles pilotado pelo americano Troy Bradley e pelo russo Leonid Tiukhtyaev (tiuk-Tieyev) passou dois marcos importantes em sua busca dos novos recordes mundial de distância e de duração para voos de balões a gás.
Às 02:53 hs. desta tarde MST (21:53 UTC), cinco dias e cinco minutos de seu voo, o balão Two Eagles passou a marca das 5.209 milhas (8,383 km) em sua jornada através do Oceano Pacífico. Isso supera a distância voada pelo Double Eagle V em 1981, para definir o recorde de distância para balões a gás. No entanto, de acordo com as regras estabelecidas para a Federação Aeronáutica Internacional (FAI), a federação internacional para os esportes aéreos, um recorde estabelecido deve ser batido em pelo menos 1% da distância anterior. Às 17:16 MST (00:16 UTC), o Two Eagles passou a marca de 5.260 milhas (8,467 km), superando a distância necessária para estabelecer um novo recorde.
Gostaríamos de salientar que a equipe de Two Eagles não “quebrou o recorde.” Isso será determinado pela Agência Nacional de Aeronáutica dos EUA, seguido pela FAI, após um meticuloso processo de documentação e avaliação que pode levar várias semanas ou meses.
O próximo objetivo a ser batido será o recorde mundial de tempo no ar para balão de gás (duração). O registro existente de 137 horas, cinco minutos e 50 segundos foi estabelecido pelo Balão Double Eagle II em 1978. O Two Eagles deve passar esse marco por volta das 08:50 hs. da manhã de amanhã pelo horário de Albuquerque (15:50 UTC).
A equipe passou a marca de 5209 marca logo antes do briefing regular de mídia das 03:00hs. no Controle da Missão no Museu Internacional do Balonismo Albuquerque Anderson-Abruzzo em Albuquerque, portanto, um grande grupo de mídia e de espectadores esteve presente para ver a equipe superar a distância do Double Eagle V. Um grupo menor no Controle da Missão fez uma discreta comemoração quando o balão ultrapassou a marca das 5.260 milhas.
Enquanto os pilotos e a equipe estão animados com essas realizações, eles mantém o foco no objetivo mais importante de todos – um pouso seguro após uma travessia bem-sucedida do Oceano Pacífico. O balão continua a se deslocar para o sul ao longo da costa da Califórnia, com um pouso previsto na Baja California, Mexico, em algum momento do sábado.