Brasileiros tentarão bater recorde mundial sobrevoando de balão o mar entre a França e a Inglaterra

Dois balões brasileiros, pilotados por Bruno Schwartz e Sacha Haim, vão participar da tentativa de recorde mundial da Travessia da Mancha com 130 balões entre novembro e dezembro de 2014.
Em comemoração ao primeiro voo sobre o mar entre 2 países realizado entre a França e Inglaterra no dia 15 de Junho de 1785 pelo francês Jean-François Pilâtre de Rozier, os pilotos tentarão a primeira travessia sobre o mar do canal da Mancha com 130 balões batendo assim o cobiçado Recorde Mundial de voos de balão sobre o mar entre os dois países, desta vez no sentido Inglaterra/França.
A decolagem em massa será realizada no autódromo da cidade de Lydden, na Inglaterra, com pouso previsto nos arredores da cidade de Boulogne sur Mer na França, perfazendo uma distancia de 14km sobre o continente até a costa Inglesa mais 38km sobre o mar até a costa da França.
O uso de GPS, assegurando uma rota de alta precisão, assim como a decolagem com vento de no mínimo 20km/h, serão de extrema importância para que todos os participantes sejam bem sucedidos nesta tentativa de Recorde Mundial.
O voo devera ser realizado com precisão numa linha reta durante 38km acima do mar, cada mudança de 1 grau na rota representa 5km a mais de voo sobre o mar devido as características da costa francesa que vai se estreitando, ou seja, por uma mudança mínima de 10 graus com ventos previstos soprando de norte/nordeste a distância extra a percorrer sobre a água será 88km (38km + 50km), mais do que o dobro do voo previsto sem possibilidade de pouso.
Todos os pilotos deverão ter a bordo coletes salva vida, sinal de fumaça utilizados pela marinha, rádios aeronáuticos e marítimos sendo rastreados por satélites e pelas capitanias dos portos dos dois países.
Dois barcos da Marinha Nacional de cada país deverão assegurar um resgate dentro de 20 minutos em caso de pouso forçado dos balões no mar devido a água gelada de 12 graus nesta época do ano.
Bruno Schwartz e Sacha Haim deverão finalizar a logística das suas equipes na próximas semanas sabendo que o “start” da decolagem será dado pelos organizadores do Recorde Mundial só 4 dias antes da tentativa, entre os meses de novembro e dezembro de 2014, dependendo das condições climatológicas locais e após estudos criteriosos de profissionais de climatologia dos 2 países, confirmando uma “janela” de tempo positiva para o voo.
Colaborou Bruno Schwartz/Air Show

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui