Dupla bate recorde de voo em balão

Foto: Troy Bradley
Dois pilotos quebraram o recorde mundial de distância em um voo em balão de hélio ao cruzar o oceano Pacífico.
O americano Troy Bradley e o russo Leonid Tiukhtyaev também esperam bater o recorde de tempo de duração de um voo.
Eles decolaram do Japão em seu balão Two Eagles (Duas águias, em inglês) no domingo passado com a ideia de pousar no Canadá ou nos Estados Unidos.
Porém, uma mudança nas condições climáticas os forçou a mudar o curso em direção ao México – onde eles devem aterrissar no sábado.
O balão tem monitores e instrumentos de alta tecnologia para registrar o curso do voo e submeter os dados para as autoridades que registram os recordes.
O balão também tem uma cápsula especial criada para abrigar os passageiros em um voo de mais de 10 dias.
Para estabelecer um novo recorde, a dupla tem que superar a marca existente em 1%.
O recorde antigo de distância era de 8.380 quilômetros. A viagem atual do balão já percorreu 8.465 quilômetros.
Na quinta-feira, Steve Shope, da equipe de apoio do Two Eagles, escreveu no Twitter: “Não estamos comemorando porque ainda há muito trabalho a fazer”.
A equipe que coordena o voo também afirmou que o recorde não terá sido oficialmente batido até a Associação Nacional de Aeronáutica dos Estados Unidos e a Federação Aeronáutica Internacional aprovarem a documentação – processo que pode durar semanas ou até meses.
Para estabelecer um novo recorde de duração de voo, os balonistas terão que quebrar a marca de 1978, quando três pilotos pela primeira vez cruzaram o Atlântico – levando 137 horas, cinco minutos e 50 segundos em um balão a gás.
Eles terão que voar por 138 horas e 45 minutos.
A organização do voo ainda não sabe exatamente onde ele irá pousar, nem se os balonistas receberão apoio imediato de uma equipe em solo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui