Foto: Sandro Giron |
A primeira edição do Festival de Balonismo de Itaboraí foi aberta nesta quinta-feira (15/05), quando alguns dos melhores pilotos do Brasil fizeram um voo de exibição a partir da Arena de Eventos, no Rio Várzea. A decolagem serviu para eles conhecerem a cidade, que, a partir dessa sexta-feira (16/05), abrigará um torneio preparatório para o Mundial da modalidade, a ser disputado no mês de julho, em Rio Claro (SP), com pilotos de mais de 30 países.
Durante o voo, centenas de cidadãos espalhados pelo município aproveitaram para registrar o momento.
“As condições da área são de 100%. Posso afirmar que Itaboraí é o melhor local do estado do Rio de Janeiro para prática do balonismo. Tem uma área grande e plana, que facilita tanto a decolagem quanto a aterrissagem”, disse Antônio Lourenço, que organiza o evento em conjunto com a Prefeitura.
“Que maravilha! Esta cidade é um espetáculo! Além do lindo cenário, tem uma quantidade boa de vento, maravilhosa pra quem voa. Estou animado e sentindo que será um excelente treinamento para o Mundial”, disse Lupércio Lima, 11º no ranking mundial, que vive de balonismo há 25 anos.
Destaque, também, para Luis Silvestre, bicampeão do Brasileiro (2011/2013), que trouxe a esposa, sogra e três filhos, incluindo a pequena Laís, de 11 anos, apaixonada pelo esporte, e que já auxilia o pai na navegação.
” Já percorri inúmeras cidades pelo Brasil, e onde tem evento de balão eu faço de tudo pra ir. Desde pequeno eu gostava da modalidade, e, quando um amigo me levou a um campeonato, me apaixonei de vez e comecei a me interessar por aprender e me aperfeiçoar” , disse Silvestre.
O Festival
O festival continua nessa sexta-feira (16/05) e vai até o próximo domingo (18/05), com os pilotos competindo em dois turnos: das 6 às 10 horas da manhã e das 15 às 17h30min, horários que podem sofrer ajustes de acordo com as condições meteorológicas.
Foto: Sandro Giron |
O acesso à Arena de Eventos é gratuito. A intenção da Prefeitura é incluir o festival no calendário de eventos do município, fazendo com que ele passe a ser realizado todos os anos.
“Esse festival, além de despertar a curiosidade e o interesse da população, servirá, também, para nos proporcionar os primeiros indicadores fidedignos para o desenvolvimento de atividades turísticas na cidade.
Os pilotos, que vêm com suas equipes e famílias, já registram 24 ocupações hoteleiras em Itaboraí, deixando, por pessoa e por dia, um custo médio de R$ 1500 no município”, disse Marcos Pereira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, ressaltando, ainda, que o evento auxiliará na atualização do banco de imagens da cidade.