Neste último dia do 21º Festival Internacional de Balonismo de Torres amanheceu com sol, muitas nuvens e sem vento, o que possibilitou a realização de três provas com sucesso. Os pilotos realizaram as provas Fly In e a Caça à Raposa, pela competição, e a Prova da Chave, que vale um carro zero quilômetro.
A decolagem ocorreu numa distância de 2.300 metros da Arena dos Balões, entre o Bairro Salinas e a Vila São João. O Fábio Passos foi o destaque, pois marcou bem no Fly In e causou emoção ao público ao se aproximar do mastro da chave, chegando a tocar com a corda de segurança do balão o mastro, mas sem conseguir pegar a chave.
O jovem piloto Sacha Haim, de São Paulo, que lidera a competição foi muito bem na prova Fly In e muito aplaudido pelo público. Mas o segundo colocado, o francês Olivier Roux Devillas, também pontuou muito bem. Depois seguiu a caça à raposa, com alvo a ser atingido na praia da Itapeva. Lá ocorreram emocionantes pousos na areia.
O piloto de Torres Edu Melo pontuou muito bem na caça à raposa. Sacha já foi campeão cinco vezes e Olivier nunca venceu, mas é o estrangeiro que mais vezes esteve em Torres.
Ao todo, sete provas foram realizadas no campeonato entre os pilotos, das oito previstas. A maioria aconteceu cedo da manhã, às 7h, privilegiando o público que compareceu cedo ao parque.
Na parte da tarde apenas houve uma prova, no sábado, pois os ventos sempre foram intensos no final da tarde. E a expectativa é grande para a classificação geral que sairá ainda na manhã desta terça, revelando o campeão de 2009.
Bons Ventos!!!
Texto: Marlene Grings – Prefeitura de Torres