Começou a grande festa gaúcha de balonismo


Torres recebeu 36 pilotos e espera um público de 150 mil pessoas para os cinco dias do Festival de Balonismo

O 21º Festival Internacional de Balonismo de Torres começou nesta sexta-feira (17) com muito sol, poucas nuvens, mas, no turno da tarde, o vento estava acima do ideal para os balões serem inflados e flutuarem no céu de Torres. Assim, a prova de abertura foi cancelada e a primeira será neste sábado, às 7h.

O vento ideal é de 12 nós por hora, o que significa uma velocidade máxima de 24 km/h. No entanto, dois balões foram inflados e mantidos em voo cativo (preso por cordas) para encantar o público. Pela manhã, sete balões sobrevoaram Torres para anunciar o início do evento. O Festival está sendo prestigiado por 36 pilotos do Brasil, Argentina e França, dos quais 31 participam da competição entre pilotos. Os demais realizam voos fiesta e passeios turísticos para levar aventura e emoção aos visitantes da grande festa gaúcha do balonismo, que se estende até terça-feira (21), Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo.

O secretário Estadual de Turismo, José Heitor Goularte, participou do briefing dos pilotos e lembrou que o Festival de Torres é o maior da América Latina. Já o secretário de Turismo de Torres, Roniel Lummertz, salientou que este ano o evento ocupa um espaço maior do Parque do Balonismo, o que possibilitou mais atrações. “Neste primeiro dia, o público superou a expectativa, o que mostra que o evento será um sucesso”, destacou o secretário Lummertz.

Entre os balonistas, os maiores destaques são os paulistas Sacha Haim, pentacampeão de Torres (2001 – 2005); Fábio Passos, vice-campeão do ano passado; e Gabriela Slavec, campeã de 2006 e a única mulher a competir este ano, além de Eduardo Melo, campeão de 2007 e representante de Torres. Seis pilotos estão participando pela primeira vez do Festival de Torres.

A prova de estréia será realizada neste sábado, às 7h, e a segunda ocorre às 16h. As provas e os voo fiesta sempre ocorrem cedo da manhã ou no final da tarde, enfeitando o céu de Torres, pois os ventos são mais fracos nesses momentos.

Neste sábado à noite terá um dos mais belos espetáculos do evento. É o Night Glow, que consiste em exibir os balões iluminados, no período noturno, fixados por cordas para ficarem próximo ao solo e, assim, perto dos espectadores. Com o flamejar dos maçaricos os balões ficam acesos, como lâmpadas gigantes e coloridas, formando um espetáculo de luzes e cores, embalado com música clássica, numa espécie de balé noturno. O show serás repetido na noite de segunda-feira, sempre às 20h, na Arena dos Balões, dentro do Parque do Balonismo.

Entre as principais atrações também estão os shows nacionais. Neste sábado. Estará no palco a dupla André e Adriano, com seu sertanejo universitário; no domingo será a vez do Grupo Revelação com o melhor do samba carioca; e na segunda serão três shows: Claus e Vanessa com o melhor do pop e rock; o CPM 22 com o seu rock melódico; e os DJs Fat Duo com sua irreverência e estilos variados.

Para ver fotos, CLIQUE AQUI!

Bons Ventos!!!

Jornalista Marlene Grings
Foto: Adriano Daka

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui