Comerciantes do município ligados aos setores de alimentos e hotelaria participaram nesta quarta-feira (14) de reunião organizada pela prefeitura de Rio Claro, Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) e Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).
“O objetivo deste encontro é discutirmos ações para bem recepcionar as pessoas que virão para disputar o Mundial, assim como bem atender o público daqui e de fora”, afirmou Antonio Carlos Beltrame, presidente da Acirc.
Emiliano Saran Azevedo, da CBB, fez breve apresentação sobre o campeonato, que será realizado na cidade entre os dias 17 e 27 de julho, e ressaltou o respaldo da prefeitura na organização do evento. “O comércio local deve estar preparado para a grande movimentação de turistas”, disse. Rio Claro também sediará em junho próximo o Campeonato Brasileiro de Balonismo.
De acordo com Wendel Luis Camargo, presidente da Associação Amigos da Boa Mesa – entidade que agrega 22 bares e restaurantes locais, o campeonato deverá movimentar toda a economia da cidade. “O setor gastronômico aguarda um aumento de 30% nas vendas e está capacitando funcionários com noções de inglês. Além disto, vamos apresentar cardápio bilingue e um impresso com orientações para os visitantes estrangeiros”, informou.
Mais de cem competidores irão participar do Campeonato Mundial de Balonismo. A edição do Mundial em Rio Claro será a primeira realizada na América Latina e é vista como uma grande oportunidade de negócios para o município.
Carlos Alberto Bovo, que representou a Cervejaria Prada na reunião, disse que “todo evento é sempre bem-vindo”. “Estamos aqui para avaliar de que forma podemos participar deste mundial, evento que abre boas perspectivas de negócio para todos os setores”, afirmou.