O Pré-Mundial de Balonismo, uma organização da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) em parceria com a Prefeitura de São Carlos/SP, será realizado de 20 a 27 de julho com a participação de aproximadamente 30 equipes de 5 países.
No sábado (20), acontece a abertura oficial do evento com palestras as equipes e recepção para imprensa e os pilotos. A competição oficial começará no domingo (21), dia que também será realizado o tão esperado Night Glow (show com balões iluminados), a partir das 20h, no estádio Luís Augusto de Oliveira (Luisão).
“Para o Pré-Mundial fizemos algumas mudanças. Os briefings de voos competitivos, por exemplo, este ano serão realizados no salão da ABASC, local em que poderemos acomodar melhor as equipes técnicas, de balonistas e também a imprensa”, explicou Edson Romagnoli, presidente da CBB.
Durante os briefings são passadas todas as coordenadas pelo diretor da competição, como também previsão do tempo, direção do vento e estabelecidas às provas do dia. Geralmente são realizados às 6h e às 15h.
O Pré-Mundial de Balonismo será realizado simultaneamente ao 26º Campeonato Brasileiro de Balonismo. O Pré 2013 será um evento teste para o Mundial 2014. Os pilotos estrangeiros participam do evento para analisar as condições de voo da região de São Carlos e preparar o planejamento para o Mundial de 2014, que também será realizado na cidade. Já os pilotos brasileiros buscam a classificação no ranking da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), onde os 5 primeiros estarão qualificados para voar no Mundial representando o Brasil. Para o Mundial 2014, a CBB espera a participação de mais de 100 equipes de aproximadamente 50 países.
O piloto Lupércio Lima, de Goiás, tri-campeão brasileiro, que recentemente venceu a Copa Rio Claro de Balonismo, garante que o Pré-Mundial vai ser muito competitivo. “É uma competição que exige muita técnica já que voar em São Carlos não é fácil, porém é ideal para testar as habilidades de todos os pilotos”, explica Lima.